ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Política

Petistas não admitem perda do Ibama e defendem indicação de ex-deputado

Wendell Reis | 18/10/2011 14:50

Os deputados do Partido dos Trabalhadores (PT), Paulo Duarte, Pedro Kemp e Cabo Almi não consideram a hipótese de perder a autonomia de indicar o superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) no Mato Grosso do Sul.

O deputado Pedro Kemp ressalta que o afastamento de David Lourenço pegou todo mundo de surpresa. Porém, lembra que já estava sendo ventilada a possibilidade do ex-deputado Amarildo Cruz (PT) assumir o Ibama, o que deve voltar a ser articulado a partir de agora.

Paulo Duarte acredita que ainda é cedo para falar em substituto. Ele alega que conhece Davi Lourenço e ressalta que não tem nada substancial nas denúncias contra ele. Duarte analisa que a exoneração ocorreu por conta da postura adotada pela presidenta Dilma Rousseff (PT).

Lourenço foi afastado do cargo depois que a Polícia Federal constatou irregularidades no criadouro de jacarés e na pousada pertencentes ao funcionário aposentado do órgão, Gerson Zahdi. Sobre o assunto, Duarte explica que o funcionário ficou lotado no gabinete por 30 dias, apenas para aguardar o prazo para se aposentar.

O deputado Cabo Almi também pretende lutar para que o PT continue indicando o superintendente do Ibama. Ele alega que o partido está praticamente sem nada com relação a cargos federais. Assim, o mínimo seria a autonomia sobre a indicação do superintendente do Ibama.

O Caso - Zahdi, a filha e a esposa foram presos, acusados de crime ambiental, por irregularidades envolvendo a criação de jacarés e a comercialização de carne do animal sem autorização. No começo do mês, com autorização da Justiça Federal, a Polícia Federal fez buscas em sete locais, incluindo a sede do órgão, que ficou fechada, e a casa de Zahdi e do superintendente do Ibama. O inquérito na Polícia Federal ainda não terminou.

Nos siga no Google Notícias