ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Política

PMs se reúnem na 2ª para discutir projeto sobre salários

Redação | 09/05/2008 15:16

A associação que representa os praças da Polícia Militar em Mato Grosso do Sul vai convocar reuniões nas 12 regionais para a próxima segunda-feira, para discutir o projeto de lei que muda a estrutura salarial da categoria, lido ontem na Assembléia Legislativa e publicado hoje no Diário Oficial. As reuniões também vão decidir que encaminhamento a categoria vai adotar.

Hoje a diretoria discutiu o assunto e decidiu convocar toda a tropa para debater o assunto. Devem participar os policiais de folga.

O projeto foi recebido com críticas. Três itens são os mais polêmicos, segundo o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM e dos bombeiros, José Florêncio de Mello Irmão, diante da decisão de tirar dos policiais o direito à licença especial, de seis meses a cada dez anos trabalhados.

Outra insatisfação é quanto à taxação dos policiais inativos em 11%, para custeio da Previdência Social. Um terceiro problema apontado por Melo Irmão é a ampliação do tempo mínimo de serviço para requerer a aposentadoria proporcional. Antes, esse tempo era de 10 anos, agora passa a 25 anos.

Uma quarta reclamação da tropa é o fato de que, na avaliação da entidade, a proposta não alcançar uma reivindicação antiga da categoria: a de equiparação dos salários nas mesmas funções. Pelo que está previsto, as diferenças salariais num mesmo posto, ocasionadas por disputas judiciais, vão continuar.

O projeto prevê mudança substancial na formação de salários dos PMs, prometendo melhoria a longo prazo. A remuneração, hoje formada por vários itens, passa a ser condensada em um subsídio único.  

O projeto de lei traz uma tabela com o novo subsídio que, de acordo com Melo Irmão, só representa ganho para o soldado. O vencimento de quem inicia a carreira, hoje próximo de R$ 1,3 mil, passa a R$ 1,5 mil.

Explicação - Na mensagem que encaminhou à Assembléia Legislativa, o governador André Puccinelli afirma que, apesar da extinção das rubricas que formavam o salário dos PMs (como soldo, gratifi cação, adicional, abono, verba de representação, vantagem pessoal e capacitação),

Nos siga no Google Notícias