ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Policiais civis conseguem adiar projeto que altera critérios de concurso

Proposta será votada semana que vem e categoria se reunirá com governo

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 27/10/2016 12:32
Policiais civis na Assembleia Legislativa, esta quinta-feira (27). (Foto: Leonardo Rocha)
Policiais civis na Assembleia Legislativa, esta quinta-feira (27). (Foto: Leonardo Rocha)

Policiais civis conseguiram adiar o projeto de lei que altera critérios de concurso público da categoria, cuja votação estava prevista para esta quinta-feira (27). A proposta tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e prevê a entrada na academia de polícia apenas por pessoas na condição de candidato e não de aprovado, entre outros pontos.

Atualmente, o candidato entra na academia já como policial nomeado, com salário do servidor em início de carreira. O governo discorda e quer tornar a entrada na escola um critério de classificação. De acordo com o presidente do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de MS), Geancarlo Miranda, a proposta do Executivo Estadual é um retrocesso.

Isto porque, explica, o ex-governador André Puccinelli (PMDB), já no fim de sua gestão, modificou a lei vigente na época, tornando o ingresso na academia de formação uma fase a ser executada pelo policial já nomeado, não como aluno.

Se a proposta for aprovada, quem prestar o concurso para polícia passará pela academia como uma das fases, recebendo bolsa-auxílio e podendo ser excluído do certame, caso não passe na fase.

Nesta quinta-feira, às 16 horas, o sindicato tem uma reunião com o assessor jurídico, Felipe Matos, para tentar convencer o governo.

Também estavam na sessão o secretário da Sejusp (Secretário de Justiça e Segurança Pública), José Carlos Barbosa e o diretor da Polícia Civil, Marcelo Vargas. O projeto deveria ser votado hoje, mas, a pedido da categoria, a análise foi transferida semana que vem.

Segundo Vargas, “em todo lugar do mundo”, o candidato entra como tal, e não, como policial nomeado. A mudança da lei por Puccinelli, afirma, foi por uma questão eleitoral, já que ele queria nomear os policiais ainda em sua gestão, mas, no período de eleição, ficaria impedido. Alterando a lei, ele conseguiu antecipar a nomeação.

Ainda conforme explicou o diretor, a academia serve para avaliar se o candidato tem vocação e preparo para ser policial. “Tivemos problemas nos últimos cursos de formação. Academia precisa ser um critério de seleção. Lá eles que vão auxiliar”.

Alterações – Apresentado em 20 de outubro deste ano, o projeto traz outras alterações nos concursos da Polícia Civil, entre elas a definição de vagas para cada cidade, de forma regionalizada.

A proposta ainda prevê o parcelamento de descontos salariais por conta de punição administrativa, de acordo com os critérios e gravidade da penalidade, também cria novos cargos comissionados. Para a função de delegado, a prova oral será eliminatória e classificatória, tendo o candidato que obter nota mínima prevista no edital.

Na Assembleia, o projeto já deveria ter sido votado, mas o deputado estadual Pedro Kemp (PT), pediu vistas. A urgência do governo em aprovar é em virtude de um concurso público que deve ser aberto nos próximos meses. A intenção é mudar as regras para lançar o edital.

De acordo com Vargas, no novo certame serão abertas 50 vagas para delegados, 150 para escrivãos e 100 para investigadores.

Nos siga no Google Notícias