ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Prazo para 2° parcial de prestação de contas dos candidatos começa hoje

Leonardo Rocha | 28/08/2014 13:12

O prazo para apresentação da 2° parcial de prestação de contas dos candidatos à justiça eleitoral, começa hoje (28) e se estende até o dia 2 de setembro. A divulgação pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) destes dados ao público será no dia 6 de setembro.

A intenção do Tribunal é tornar a eleição mais transparente, dando ao eleitor a oportunidade de saber quais são os gastos e doadores de campanha de seus candidatos. Nesta prestação parcial deve ter a discriminação dos recursos em dinheiro, assim como as despesas, com detalhamento dos fornecedores e doadores.

Se os partidos não encaminharem estas informações, a justiça eleitoral irá divulgar os saldos (financeiros) de débito e crédito, com os devidos extratos bancários enviados pelas instituições financeiras.

As prestações de contas finais precisam ser enviadas pelos candidatos até 30 dias depois do término das eleições, sendo encaminhados ao TSE e TREs (Tribunais Regionais Eleitorais). Em relação aos candidatos a vice e suplentes suas contas devem ser enviadas junto com seus titulares.

Se por acaso houver uma situação de renúncia, ou o candidato tiver registro indeferido pela justiça, este precisa fazer a prestação de contas sobre a época em que esteve em campanha. A primeira parcial foi entregue entre os dias 28 de julho a 2 de agosto, sendo divulgados no dia 6 de agosto.

Nos siga no Google Notícias