ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Prefeito cria duas novas secretarias e 54 novos cargos comissionados

Ludyney Moura | 14/07/2014 16:59
Em pouco mais de quatro meses de gestão, Olarte já nomeou 1,3 mil servidores sem concurso público. (Foto: Marcos Ermínio)
Em pouco mais de quatro meses de gestão, Olarte já nomeou 1,3 mil servidores sem concurso público. (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) autorizou a criação de ao menos 54 novos cargos comissionados na administração municipal. Foram criadas duas novas secretarias municipais, a de Promoção da Igualdade Racial e a Ação Comunitária, além da reorganização da SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania) e da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Os dados foram publicados no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) na edição de hoje (14).

Com a aprovação da Câmara Municipal, Gilmar Olarte (PP) eleva agora para 14 o número de secretarias, sem contar a chefia de gabinete do prefeito, hoje ocupado pelo secretário de administração e ex-assessor de Olarte, Valtemir Brito, e a Procuradoria Geral do Município.

Esse número se soma a outras cinco agências, dois institutos e três fundações que compõe a estrutura administrativa da Prefeitura de Campo Grande. Além de Brito, apenas o secretário de saúde, Jamal Salém (PR), acumula cargos (o republicano também é o diretor-presidente da Agência Municipal de Prestação de Serviços à Saúde).

Até o último mês de maio, Olarte, que assumiu em 13 de março deste ano, já nomeou pouco mais de 1,2 mil servidores comissionados, sem concurso público, segundo denúncia feita pela vereadora Luiza Ribeiro (PPS). Com a nova estrutura organizacional das SAS e Sesau esse número ultrapassa 1,3 mil novos funcionários na folha de pagamento do município. Na assistência social o número de departamentos passou de 29 para 60, e na saúde, de 36 para 40.

A nova secretaria de promoção da igualdade racial nasce com “a finalidade de formular, coordenar e articular políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial e avaliação das políticas públicas de ações afirmativas da promoção dos direitos dos indivíduos e grupos étnico-raciais, com ênfase na população negra, que sofreram injustiças históricas e sofrem de desigualdades sociais motivadas pela discriminação racial e demais formas de intolerância”.

Enquanto a de Ação Comunitária, tem o objetivo de “de atuar em conjunto com as demais Secretarias Municipais no desenvolvimento de atividades comunitárias, representativas e congêneres, procurando auxiliar na consecução de suas finalidades bem como realizar atividades objetivando aprimorar a consciência da cidadania e integração da comunidade”.

Nos siga no Google Notícias