ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Prefeito veta projeto da Câmara que alterava grade curricular das escolas

Segundo a prefeitura, esse tipo de mudança na grade curricular não é de competência do Legislativo municipal

Flávio Veras | 01/12/2021 08:43
Medida foi vetada pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD). (Foto: CMCG/Arquivo)
Medida foi vetada pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD). (Foto: CMCG/Arquivo)

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), vetou totalmente o Projeto de Lei n. 10.191/21, que autorizava a inclusão do conteúdo de empreendedorismo no currículo das escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino). Segundo a justificativa, não é da prerrogativa da Câmara de Vereadores promover alterações na grade escolar do município.

A decisão foi publicada no Diogrande (Diário Oficial da Capital) desta quarta-feira (1º). “Em consulta à Procuradoria-Geral do Município (PGM), houve manifestação pelo veto total, afirmando para tanto tratar-se de iniciativa exclusiva do Poder Executivo, por dispor de sua organização administrativa [..] É competência concorrente da União e dos estados legislar sobre educação (art. 24, IV, CF), sendo competência privativa da União apenas legislar sobre as diretrizes e bases da educação nacional (art. 22, XXIV, CF)”, justificou no documento a decisão.

A Semed (Secretaria Municipal de Educação), ao ser provocada, também foi contra a implementação da matéria na grade curricular do município. De acordo com o órgão, esse tipo de disciplina deve ser aplicada apenas no Ensino Médio, pois pode causar prejuízo e falta de assimilação aos alunos do Ensino Fundamental.

“O Projeto de Lei n. 10.191/21, cujo teor dispõe sobre a inclusão do conteúdo empreendedorismo no currículo das escolas da Reme, informamos que esta Secretaria é contrária à sanção pelo prefeito, uma vez que as proposições encontram-se em desacordo com os preceitos curriculares vigentes, tendo em vista que o ensino de empreendedorismo é previsto somente para o componente de ciências humanas e sociais aplicadas ao ensino médio, motivo por que se devem evitar prejuízos à aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal”, explicou a Reme.

Por fim, o prefeito alega que, embora nobre a pretensão do vereador autor do projeto, o veto total se faz necessário pelos fundamentos jurídicos e técnicos apontados. “Assim, não resta outra alternativa que não a do veto total”, encerrou os argumentos.

O projeto é de autoria do vereador Ronilço Guerreiro (Podemos). Já sobre o veto, ele analisou que os técnicos, tanto da prefeitura quanto da Secretaria "tiveram uma visão pequena do projeto". Além disso, ele adiantou que irá tentar derrubar a medida no plenário.

“Existe o empreendedorismo cultural, social, religioso, político, entre outros. Uma visão pequena dos técnicos que avaliaram com esse projeto, pois não perceberam a importância social desse projeto de fazer as pessoas voltarem a sonhar nesse momento de crise. Então, porque não provocar a esperança. Portanto irei tentar articular a derrubada desse veto no plenário da Câmara. Já até comuniquei para a secretária da Educação (Elza Fernandes) a minha visão sobre o veto”, projetou.

Nos siga no Google Notícias