ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Prefeitura deve informar como registra frequência de comissionados

Justiça já determinou ao município controlar presença de funcionários no trabalho

Mayara Bueno | 02/03/2017 09:02

A Prefeitura de Campo Grande deverá informar à Justiça as providências tomadas para registrar diariamente a frequência dos servidores comissionados. É o que pede o MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) na ação ingressada contra o Município, alegando a suspeita de funcionários fantasmas na administração municipal.

“Requer a intimação do Município de Campo Grande para que informe sobre as providências adotadas para o registro diário de frequência dos servidores públicos municipais ocupantes dos cargos em comissão”. A Justiça ainda precisa autorizar a solicitação do Ministério Público e dar prazo para que o Executivo Municipal dê as informações.

Decisão de 18 de janeiro determina que os comissionados, aqueles que são nomeados sem concurso público, registrem a frequência diária. Com isso, decreto de 2012 que liberava o registro diário teria de ser anulado, previa a decisão da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

Para o MPE, a ausência de registro impossibilita a comprovação da presença do servidor em seu posto de trabalho. Nos autos, foi citado o caso de um funcionário lotado no gabinete do prefeito – não foram citados os nomes - que, ao continuar como advogado particular, teria participado de audiências de interesse pessoal em horário de expediente.

De acordo com o magistrado, o decreto era muito genérico, transformando o que deveria ser uma exceção em regra, sem fornecer uma justificativa razoável para tanto. Ou seja, dependendo da natureza do serviço do trabalhador, o registro de frequência em ponto eletrônico, por exemplo, se torna inviável. Portanto, a determinação prevê as exceções, mas que devem ser justificadas.

Nos siga no Google Notícias