ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Prefeitura pede de volta área em região nobre doada para sindicato e igreja

Terrenos foram doados em 2015, mas, conforme o prefeito, espaços não devem ser direcionados para alguns; ideia é que todas cedências sejam revistas

Mayara Bueno | 12/09/2017 12:15
Área doada para entidades. Terreno fica na Avenida Raul Pires Barbosa. (Foto: Marina Pacheco).
Área doada para entidades. Terreno fica na Avenida Raul Pires Barbosa. (Foto: Marina Pacheco).
Marquinhos Trad (PSD), prefeito de Campo Grande.
(Foto: João Paulo Gonçalves).
Marquinhos Trad (PSD), prefeito de Campo Grande. (Foto: João Paulo Gonçalves).

Doadas em 2015 para o Setlog (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul) e Arquidiocese de Campo Grande, duas áreas que somam 7 mil metros² no bairro Chácara Cachoeira, região nobre da Capital, devem ser retomadas pelo município.

É que o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), enviou ao Legislativo municipal os projetos de leis que pedem a revogação dos decretos de doação emitidos na gestão passada.

Para o sindicato, a doação foi de um terreno com 2 mil metros² e para Arquidiocese uma área de 5 mil metros² por meio de permuta. Neste espaço seria construída a Igreja Nossa Senhora da Abadia. No primeiro local, seria erguida uma escola de formação para motoristas.

"A área não é do prefeito, sim do município. Não é para dar. Porque direcionar para um sindicato ou entidade", disse o chefe do Executivo municipal ao Campo Grande News. Conforme o prefeito, já foi determinado um estudo para saber quantos espaços públicos foram doados para entidades e sindicatos. A ideia, afirma, é retomar todos eles.

Para que de fato os decretos serem revogados, a Câmara Municipal precisa autorizar, assim como aprovou as doações no passado. Marquinhos pretende conversar com o presidente da casa de leis, vereador João Rocha (PSDB), para justificar a revogação.

Caso a medida seja validada, os responsáveis pelas entidades "devem procurar a Justiça", se sentirem que foram prejudicados.

Cruz no espaço onde seria instalada a igreja. (Foto: Marina Pacheco).
Cruz no espaço onde seria instalada a igreja. (Foto: Marina Pacheco).
Espaço permanece sem construção. (Foto: Marina Pacheco).
Espaço permanece sem construção. (Foto: Marina Pacheco).

Outro lado - A reportagem conversou com o presidente do Setlog, Claudio Cavol, que disse lamentar a decisão do prefeito, mas que a entidade ainda avalia qual medida vai tomar.

"Não entendemos esta posição. A área estava parada há anos, nunca foi ocupada e seria destinada (a doação) ao bem comum", disse, explicando que o espaço serviria para construção de uma escola de formação de motoristas.

Até então, nada foi erguido na área, pois o sindicato aguardava a autorização de ocupação do local. Ainda de acordo com o dirigente, a instituição de formação era necessária, pois existe urgência em formar motoristas com capacidade de dirigir veículos que transportam grandes quantidades de mercadorias e passageiros.

A reportagem tentou conversar com a Arquidiocese para saber o posicioanmento sobre o pedido de revogação da doação, mas a ligação não foi atendida.

Reintegração - O processo de doação começou na gestão de Alcides Bernal (PP), mas foi homologado por Gilmar Olarte. Este último, inclusive, recebeu um terreno para construir a sede de sua igreja, a Adna.

Em 2016, a Justiça entendeu que havia interesse particular na cendência do espaço, não o bem comum. O Poder Público não pode ceder uso de uma área pública ao privado, ainda mais se tratando de grpo religioso, argumentou na época. A área está localizada na Avenida Gunter Hans, Bairro Coophamat.

Nos siga no Google Notícias