ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Presidente anuncia nova proposta para destinar royalties à educação

Aline dos Santos | 29/04/2013 12:39
Dilma veio a Campo Grande nesta segunda-feira. (Foto: João Garrigó)
Dilma veio a Campo Grande nesta segunda-feira. (Foto: João Garrigó)

A presidente Dilma Roussef (PT) afirmou nesta segunda-feira, em Campo Grande, que vai enviar nova proposta para que os royalties do Pré-Sal sejam investidos em educação. “Nessa questão somos teimosos, insistentes. Vamos enviar nova proposta para uso dos recursos dos royalties. Recurso para ser gasto exclusivamente na educação”, declarou.

Num discurso com forte apelo sobre o tema, que deve ganhar projeção na disputa eleitoral de 2014, a presidente alertou que a educação precisa de vontade política, paixão, mas também de recursos. “Insistiremos, temos que teimar. Tem que destinar essa grande riqueza para ser gasta em educação”, afirma. O caminho deve ser uma Medida Provisória.

O repasse dos royalties da exploração do petróleo divide os Estados. Em março, o Congresso derrubou vetos da presidente e aprovou um novo rateio, reduzindo a arrecadação das unidades produtoras. Os Estados recorreram ao STF (Supremo Tribunal Federal), que suspendeu a aplicação da lei. A legislação aprovada no Congresso previa arrecadação de R$ 150 milhões para Mato Grosso do Sul.

A temática da educação dominou boa parte do discurso da presidente, que entregou 300 ônibus escolares, com investimento de R$ 64,6 milhões. “Tem uma coisa sem a qual não daremos nenhum salto ou passo à frente: educação, educação, educação “, disse. Segundo Dilma, as oportunidades devem se iguais, tanto para as crianças de classe média quanto para as de famílias mais pobres.

A presidente faz a primeira visita a Mato Grosso do Sul ao mesmo tempo em que o PT lançou campanha nacional divulgando as conquistas da população nos últimos anos e logo após mais um provável concorrente em 2014, Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, partir para críticas.

Nos siga no Google Notícias