ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Presidente do PSD em MS critica manobra de Kassab para criar novo partido

Juliene Katayama | 28/02/2015 18:35
Kassab quer fundir PL com PSD para enfrentar PMDB (Foto: Divulgação)
Kassab quer fundir PL com PSD para enfrentar PMDB (Foto: Divulgação)

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, aposta no registro do PL (Partido Liberal) antes da entrada em vigor das medidas mais rígidas para criação e fusão de partidos políticos. Mas o presidente regional do PSD, Antonio João Hugo Rodrigues não acredita na formação da sigla.

“Não acho que vai conseguir criar. Aliás não deveriam criar mais nada”, afirmou Antonio João. O dirigente disse ainda que com a reforma política deve reduzir a quantidade de siglas no País. Atualmente, o número de partidos políticos está próximo de 40. "Vai abrir janela para político migrar para partido grande, para ter condições de disputar eleição, os partidos pequenos vão sumir", completou.

A ideia da criação do PL é para fundir ao PSD, também criado por Kassab. Juntas, as duas siglas deverão enfrentar o PMDB, que hoje impõe derrotas ao governo. O projeto para limitar novos partidos foi encabeçada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Na última quarta-feira (25), a Câmara aprovou o projeto que impõe cinco anos de existência a partidos que queiram se fundir. O texto aprovado também impede que filiados a partidos já existentes apoiem a criação de novas legendas, uma prática muito comum.

O presidente do PL em Mato Grosso do Sul, Pastor Jeremias Flores, disse que a discussão de fusão ainda não é concreto. “Tudo está no campo da especulação”, disse. O dirigente que já conseguiu o registro no Estado agora vai contribuir para o registro nacional. A ideia é coletar de 30 mil a 40 mil assinaturas.

São necessárias cerca de 490 mil assinaturas para criação de nova sigla. Os partidos em gestação contam com o período em que as medidas ainda têm de passar pelo Senado e serem sancionadas pela presidente Dilma Rousseff (PT).

Outra sigla que está em andamento é o Rede Sustentabilidade, da Marina Silva, que por nota disse que as novas regras não prejudicam o partido já que o grupo deu entrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2013. Mas no ano passado, o tribunal indeferiu o pedido por falta de apoiadores.

Político de longa data, o presidente do PR no Estado, ex-deputado estadual Londres Machado, aguarda uma definição oficial para dar o encaminhamento à sigla. “São muitas especulações, estou esperando concretização para conversar com a Nacional”, pontuou.

Nos siga no Google Notícias