ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Política

Presidente espera "consenso" na definição do próximo comando da Câmara

Eleição para presidência e os outros seis cargos da mesa vai ocorrer em 1° de janeiro

Leonardo Rocha | 23/11/2020 12:52
Presidente da Câmara, o vereador João Rocha (PSDB), durante sessão virtual (Foto: Divulgação - CMCG)
Presidente da Câmara, o vereador João Rocha (PSDB), durante sessão virtual (Foto: Divulgação - CMCG)

Com a definição dos 29 vereadores de Campo Grande para 2021, as conversas e articulações para o comando da Câmara Municipal já começam a partir de agora e devem se intensificar em dezembro. O atual presidente, o vereador João Rocha (PSDB), espera que haja “consenso” dos parlamentares para definição dos cargos.

“Da minha parte espero que não haja disputa e sim consenso para presidência e demais cargos (mesa diretora), como houve nas últimas três eleições. Já está todo mundo conversando”, disse João Rocha (PSDB). O tucano reconheceu que vai colocar seu nome à disposição para continuar no comando da Casa de Leis.

Ele ponderou que caso haja “consenso” entre os novos e antigos vereadores, a questão deve ter desfecho mais rápido, no entanto se apresentar um cenário de “disputa”, a definição dos cargos ficará para o dia da posse dos vereadores, em 1° de janeiro.

“Todos os 29 vereadores eleitos têm legitimidade para concorrer (mesa diretora), mas com o passar das conversas este cenário vai afunilando. Para presidência acredito que é necessário que seja alguém com um pouco de conhecimento, que já tenha uma caminhada no Legislativo”, destacou ele.

Vereadores durante sessão na Câmara em julho (Foto: Divulgação - CMCG)
Vereadores durante sessão na Câmara em julho (Foto: Divulgação - CMCG)

Mesa diretora – Dos sete vereadores que fazem parte da atual mesa diretora, apenas quatro foram reeleitos: João Rocha (PSDB), que é o presidente, Carlos Borges (PSB), que ocupa a 1° secretária, Gilmar da Cruz (Republicanos), na 2° secretária, e Epaminondas Vicente (SD), na 3° secretaria.

Dos 29 vereadores eleitos, apenas 12conseguiram a reeleição, 15 são novatos e dois estão retornando para Câmara Municipal. O PSD passa a ter a maior bancada a partir de 2021, com cinco parlamentares. O PSDB que hoje tem 8 representantes, só terá 3 no ano que vem.

Eleição – A eleição para definir a nova mesa diretora vai ocorrer no dia 1° de janeiro, após posse do prefeito Marquinhos Trad (PSD) e dos 29 vereadores. Eles vão se reunir neste dia na Câmara Municipal para definir o presidente e os outros seis cargos.

Nos siga no Google Notícias