Programa estadual prevê apoio e atendimento integral a autistas
Proposta vai ser votada na Assembleia apenas no ano que vem

O projeto apresentado pelo deputado Amarildo Cruz (PT), visa a criação de um programa para dar apoio, atendimento integral ( saúde, educação e assistência social) e defender os direitos das pessoas com autismo, em Mato Grosso do Sul. A intenção é que o poder público possa inclusive instituir um Centro de Referência para tratar o tema.
O autor do projeto destaca que o programa possa garantir o desenvolvimento pessoal e inclusão dos autistas. Este atendimento integral deve ser feito com a colaboração dos municípios e União. Nestas ações estão a tecnologia assistiva, rastreamento precoce de possíveis comportamentos do espectro, além de profissional de apoio escolar e sanitário familiar.
A proposta ainda destaca que caberá ao Estado formar as equipes multiprofissionais para a realização das atividades. Entre as especialidades que devem ser oferecidas aos autistas está a neurologia, psiquiatria, psicologia, psicoterapia comportamental, neuropsicologia, pedagogia, odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, entre outros.
Também está previsto a distribuição gratuita de medicamentos, nutrientes e fraldas. "É importante identificar as barreiras que impedem o exercício da cidadania e garantir os direitos destas pessoas", ressaltou o autor. O projeto segue para as comissões da Assembleia, para ser analisado no ano que vem.