ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Projeto amplia a fiscalização de locais que atendem idosos na pandemia

Intenção é verificar se locais estão cumprindo medidas de prevenção contra a doença

Leonardo Rocha | 01/08/2020 19:36
Idosos durante almoço no Asilo São João Bosco, em Campo Grande (Foto: Lucia Morel - Arquivo)
Idosos durante almoço no Asilo São João Bosco, em Campo Grande (Foto: Lucia Morel - Arquivo)

O projeto apresentado na Assembleia amplia a fiscalização nas instituições que atendem idosos, durante a pandemia em Mato Grosso do Sul. A intenção é verificar se estão realizando procedimentos preventivos contra doença, já que este público faz parte do grupo de risco.

“A covid-19 é agressivo contra os idosos e tem como principal característica a rápida proliferação em lugares de grande concentração de pessoas. É urgente a necessidade de se adotar medidas efetivas que garantam higiene, limpeza e conforto dos locais”, disse o autor da proposta, o deputado Marçal Filho (PSDB).

A proposta prevê uma intensificação nas fiscalizações de rotina, principalmente nos locais em que os idosos ficam por longa permanência. Nesta avaliação serão definidos critérios mínimos para o local funcionar, entre eles o monitoramento da saúde dos residentes.

Entre as ações está a medicação, vacinação específica e alimentação apropriada. “Com este agravamento (pandemia) é urgente que sejam realizados debates sérios para o cumprimento das obrigações como determina o Estatuto do Idoso”, justifica o autor.

Após o retorno do recesso parlamentar, o projeto vai seguir para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos deputados. Caso seja aprovado, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias