ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SEXTA  14    CAMPO GRANDE 25º

Política

Projeto amplia a fiscalização de locais que atendem idosos na pandemia

Intenção é verificar se locais estão cumprindo medidas de prevenção contra a doença

Por Leonardo Rocha | 01/08/2020 19:36
Idosos durante almoço no Asilo São João Bosco, em Campo Grande (Foto: Lucia Morel - Arquivo)
Idosos durante almoço no Asilo São João Bosco, em Campo Grande (Foto: Lucia Morel - Arquivo)

O projeto apresentado na Assembleia amplia a fiscalização nas instituições que atendem idosos, durante a pandemia em Mato Grosso do Sul. A intenção é verificar se estão realizando procedimentos preventivos contra doença, já que este público faz parte do grupo de risco.

“A covid-19 é agressivo contra os idosos e tem como principal característica a rápida proliferação em lugares de grande concentração de pessoas. É urgente a necessidade de se adotar medidas efetivas que garantam higiene, limpeza e conforto dos locais”, disse o autor da proposta, o deputado Marçal Filho (PSDB).

A proposta prevê uma intensificação nas fiscalizações de rotina, principalmente nos locais em que os idosos ficam por longa permanência. Nesta avaliação serão definidos critérios mínimos para o local funcionar, entre eles o monitoramento da saúde dos residentes.

Entre as ações está a medicação, vacinação específica e alimentação apropriada. “Com este agravamento (pandemia) é urgente que sejam realizados debates sérios para o cumprimento das obrigações como determina o Estatuto do Idoso”, justifica o autor.

Após o retorno do recesso parlamentar, o projeto vai seguir para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos deputados. Caso seja aprovado, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).