ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto aprovado pelo Senado limita ICMS dos combustíveis a 17%

Projeto promete reduzir o preço do combustível, limitando a um teto de 17% a cobrança do ICMS

Adriano Fernandes | 13/06/2022 21:07
Sessão deliberativa sobre PL que estabelece um teto para a cobrança do ICMS sobre combustíveis. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Sessão deliberativa sobre PL que estabelece um teto para a cobrança do ICMS sobre combustíveis. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Com o parecer favorável dos senadores de Mato Grosso do Sul, o plenário do Senado aprovou na noite desta segunda-feira (13), por 65 a 12, o texto-base do projeto de lei, que limita a um teto de 17% de cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o preço dos combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e comunicações.

Tanto Simone Tebet (MDB), quanto Nelsinho Trad (PSD) e a senadora Soraya Thronicke(União) votaram a favor da redução. A proposta agora voltará à Câmara, onde já havia sido discutida em maio. O ICMS é a mais importante fonte de arrecadação dos estados, que são obrigados a repassar 25% da arrecadação aos municípios.

A proposta prevê uma compensação aos estados com o abatimento de dívidas com a União, quando a perda de arrecadação passar de 5%. Os governos não endividados terão prioridade para fazer empréstimos com o aval da União, e podem ter recursos adicionais em 2023. Os senadores ainda analisam emendas destacadas para votação em separado.

O governo argumenta que a mudança vai diminuir os preços dos combustíveis para o consumidor final e ajudará no controle da inflação, ajudando a economia como um todo. Já os críticos do PLP afirmam que não haverá redução significativa de preços nas bombas, mas áreas como saúde e educação podem ser afetadas.

Com informações da Agência Senado***

Nos siga no Google Notícias