ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

Projeto de lei que previa dentistas em hospitais é vetado pelo governo

Estado alega vício de constitucionalidade, mesma justificativa dada em outros vetos a propostas

Mayara Bueno | 26/07/2017 08:51
Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo).
Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo).

O Governo de Mato Grosso do Sul vetou mais um projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa. Nesta quarta-feira, 26, no Diário Oficial, o Estado barrou a proposta que previa a obrigatoriedade da presença de dentistas em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva).

A intenção é evitar que os pacientes contraiam infecções pela arcada dentária. A justificativa é que a pessoa em estado crítico precisa de cuidado especializado e multidisciplinar.

Assim como os demais vetos, que o governo vem publicando, a justificativa para o veto é que o projeto tem vício de constitucionalidade.

Ao propor o projeto, apresentado pelo deputado Lídio Lopes (PEN), a Assembleia invade uma competência que é exclusiva da União, além de impor obrigatoriedade para o setor privado, já que a proposta previa o profissional em hospitais particulares.

“A competência para legislar é concorrente, porém cabe à União estabelecer as normas gerais sobre essas matérias”, traz a justificativa do veto.

O projeto também destacava que o atendimento do profissional de odontologia deveria ser feito tanto para emergência, como na prevenção.

O veto do governo será encaminhado para análise dos deputados, que podem derrubá-lo, desta forma tornando o projeto válido, ou mantê-lo, arquivando de vez a proposta.

Nos siga no Google Notícias