ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEGUNDA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Projeto de lei que proíbe discriminação em anúncio de emprego vai à sanção

Em caso recente, multa de R$ 6 mil foi aplicada à empresa responsável por vaga que "dispensava indígenas"

Por Cassia Modena e Jackeline Oliveira | 25/10/2023 12:27
Projeto de lei que proíbe discriminação em anúncio de emprego vai à sanção
Projeto foi aprovado hoje em 2ª discussão pelos deputados de MS (Foto: Jackeline Oliveira)

Foi aprovado por unanimidade entre os deputados de Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (25), projeto de lei que proíbe discriminar pessoas em anúncios de emprego divulgados em Mato Grosso do Sul. Agora, irá à sanção do governador Eduardo Riedel (PSDB).

A proposta é do deputado Pedro Kemp (PT) e foi apresentada à Assembleia Legislativa pouco depois do MPT (Ministério Público do Trabalho) multar empresa de Dourados em R$ 6 mil por anúncio que "dispensava indígenas" na concorrência à vaga de trabalho. "Poderia contratar qualquer pessoa, menos alguém que da comunidade indígena. Isso é uma discriminação e é um crime. Nossa Constituição Federal garante igualdade de direitos para todas as pessoas", comentou o parlamentar.

Kemp também comenta sobre discriminar por aparência. "Já está se tornando uma coisa do passado", disse. Segundo o projeto de lei, não será permitido discriminar por idade, cor, gênero ou orientação sexual.

A proposta legislativa prevê que anúncios com teor discriminatório poderão ser denunciados ao MPMS (Ministério Público Estadual). "O órgão irá investigar, averiguar e tomar as medidas cabíveis de acordo com a legislação", finaliza o autor.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias