ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Projeto inclui a disciplina de “robótica” nas escolas estaduais de MS

Intenção é que a matéria seja ministrada em todas as séries, com preferência para 9° ano do ensino fundamental

Leonardo Rocha | 19/08/2019 10:51
Disciplina será lecionada nas escolas estaduais (Foto: Arquivo)
Disciplina será lecionada nas escolas estaduais (Foto: Arquivo)

O projeto apresentado na Assembleia inclui a disciplina de “robótica” na grande curricular das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. A matéria poderá ser ministrada em todas as séries, com preferência para o 9° ano do ensino fundamental.

O autor do projeto, Lídio Lopes (Patri), defende que esta disciplina vai ajudar a promover conceitos importantes aos alunos, como incentivar a utilização de sucata e aproveitamento do material reciclado, usando esta forma de “ciência” no cotidiano do estudante.

Caso seja aprovado, a lei vai entrar em vigor logo após sua publicação. “A robótica é uma ferramenta para produzir e aprimorar conhecimentos de física e matemática, fazendo com que possam, de forma concreta, aplicar o que aprendem em sala de aula”, citou o deputado.

Ele justifica que países como Holanda e Alemanha já possuem a disciplina (robótica) nas escolas públicas e que a Inglaterra foi o primeiro a implantar o ensino de forma obrigatória. Também cita que crianças a partir de 5 anos de idade, podem criar e executar programas de computadores criados nas aulas.

Temas - O projeto prevê aprendizado de conceitos sobre segurança na internet, como manter a privacidade nas redes, assim como assistirem aulas de sistema de computação e conceitos e aplicações de robótica. “Uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática, que estimulará e desafiará os alunos”, ponderou.

A proposta segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada em plenário pelos deputados. Caso seja aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias