A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Agosto de 2017

20/02/2014 07:49

Projeto obriga hospitais a garantir o transporte dos pacientes em MS

Leonardo Rocha
Projeto do deputado Lídio Lopes obriga hospitais a garantir o transporte dos pacientes (Foto: Divulgação)Projeto do deputado Lídio Lopes obriga hospitais a garantir o transporte dos pacientes (Foto: Divulgação)

O projeto de lei de autoria do deputado estadual Lídio Lopes (PEN) obriga os hospitais públicos e privados de Mato Grosso do Sul a garantir o transporte aos pacientes em casos de emergência que precisam se deslocar para outras unidades de saúde ou para realização de exames.

De acordo com o deputado, por falta de ambulância os paciente não podem sair do hospital para fazer determinado exame ou ser socorrido em um local mais apropriado. Ele lembrou que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel à Urgência) não faz este transporte, depois que este (paciente) já estiver no hospital.

“Os hospitais precisam ter a disposição estes veículos, já vi casos em que o paciente não tinha condições para pagar uma condução para realização de exames, que não eram feitos no local (hospital), e simplesmente ficavam na espera, com o tratamento comprometido”, revelou ele.

Lídio lembra que presenciou em Dourados uma situação como esta, quando quatro pacientes precisavam ir para outro local continuar o tratamento, mas não tinha ambulância disponível e tiveram risco de morte. “Ficaram a mercê da própria sorte, ocasiões como esta não podem acontecer”, completou.

De acordo com a proposta, nem todos dispõem de plano de saúde ou R$ 300,00 para providenciar transporte especializado aos familiares, que muitas vezes estão em estado grave. “Podemos seguir o exemplo de algumas prefeituras de cidades pequenas, que possuem ambulâncias disponíveis para este transporte”.

Segundo o projeto, os hospitais que não disponibilizarem estas ambulâncias, terão que arcar com as despesas de transporte dos pacientes. “Espero que seja votado e aprovado neste ano”, apontou o deputado.

Juiz Sérgio Moro nega suspensão de segundo interrogatório de Lula
O juiz federal Sérgio Moro negou nesta sexta-feira, 18, o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para adiar seu interrogatório m...
Cármen Lúcia determina que tribunais divulguem salários de magistrados
A ministra Carmen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), assinou nesta sexta (18) uma portaria ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions