ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Projeto pode tornar obrigatório passaporte vacinal para servidores estaduais

Caso funcionário público recuse imunização, fica obrigado a apresentar teste negativo para a covid-19

Adriel Mattos | 09/12/2021 15:35
Recusa pode levar à sanção disciplinar. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Recusa pode levar à sanção disciplinar. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul projeto de lei que torna obrigatória a vacinação contra covid-19 para todos os servidores estaduais. A matéria é de autoria do deputado estadual Pedro Kemp (PT).

A medida vale para todos os poderes. Em caso de não apresentação do comprovante de imunização, o funcionário público ficaria obrigado a apresentar um teste RT-PCR negativo a cada 72 horas. A recusa neste caso acarreta em falta disciplinar.

Na justificativa, Kemp cita a Lei Federal 13.979/2020 e decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que permite que estados e municípios tomem medidas para conter a pandemia.

“Embora em Mato Grosso do Sul mais de 60% da população já esteja imunizada, ainda se mostra necessário que o Estado edite medidas que visem a precaução e o combate à disseminação da covid-19, para preservação da saúde pública e garantia de funcionamento dos serviços públicos estaduais, mesmo porque há um número significativo de pessoas que se recusam em se vacinar e acabam por comprometer a sua saúde e de outrem, que são obrigados a conviver com elas em ambiente de trabalho”, pontuou.

A proposição já está sob análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), cujo relator será Rinaldo Modesto (PSDB). Recebendo parecer favorável e sendo aprovada, a matéria vai à primeira discussão. Tendo maioria no plenário, o texto passa pelas demais comissões de mérito antes da segunda discussão. Para entrar em vigor, precisa ser sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias