ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto prevê aumento de calibre de armas na segurança de carro-forte

Mayara Bueno | 10/02/2017 11:57
Senador de MS, Waldemir Moka (PMDB). (Foto: Agência Senado/Arquivo)
Senador de MS, Waldemir Moka (PMDB). (Foto: Agência Senado/Arquivo)

Projeto apresentado pelo senador Waldemir Moka (PMDB) prevê aumento do calibre do armamento de seguranças de veículos que transportam valores. A matéria segue para a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado.

A proposta estabelece que o armamento de grosso calibre só deverá ser utilizado quando o vigilante estiver atuando na segurança de transporte de valores, em estradas e rodovias, por exemplo, depois de aprovado em treinamento específico para manusear a arma.

O senador sul-mato-grossense argumenta que a lei que regula a segurança de carros-fortes é de 1983, exigindo ajustes imediatos. “É flagrante que essa lei, editada há mais de trinta anos, quando os criminosos não eram ainda tão ousados, está defasada e coloca os vigilantes em situação de extrema fragilidade”, diz.

Embora polêmico, o projeto é necessário e precisa ser debatido, afirma o parlamentar. Ao justificar, o senador afirma que assaltos a carros-fortes ou a empresas de guarda de valores têm sido frequentes. “Esses delitos envolvem o uso de armamentos pesados e explosivos”.

Nos siga no Google Notícias