ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Projeto de senador do MS quer mudar placa de veículos que foram clonados

Nyelder Rodrigues e Alberto Dias | 06/02/2017 19:34
Moka é o autor da proposta que está em tramitação e receberá pedido de prioridade (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Moka é o autor da proposta que está em tramitação e receberá pedido de prioridade (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Tramita na CCJ (Comissão de Cidadania e Justiça) do Senado Federal uma proposta que altera o CBT (Código Brasileiro de Trânsito) e prevê que veículos que tiveram a numeração da placa clonada deverão receber, assim que comprovada a situação, novos documentos e também novas placas. A projeto é de autoria do senador sul-mato-grossense Waldemir Moka (PMDB).

O texto está desde 2015 em análise na comissão e já recebeu parecer favorável da relatora, a senadora paulista Marta Suplicy (PMDB). Como está em caráter terminativo, o projeto, se aprovado na CCJ, não precisará passar pelo plenário e vai direto para a Câmara Federal. Se os deputados fizeram mudanças, ele retorna ao Senado.

"Essa coisa de clonar placa e você ficar pagando multa e quando vê já está com pontos na carteira também, fora o valor da multa. O projeto quer que, uma vez constatado que houve uma clonagem, que possa ser alterada a placa do veículo original, senão o cidadão tem que pagar multa e ainda comprar outro veículo para ter direito a outra placa", comenta Moka.

Na matéria inicial apresentada à CCJ, Moka chega a citar que a troca de placa é uma prática corrente em caso de clonagem no departamentos de trânsito, entretanto, não é obrigatória pois não há legislação que trate deste assunto, assim como também não há regras para lidar com as multas e débitos ocorridos desta duplicação ilegal.

Com a aprovação, o senador quer preencher uma lacuna. "O Poder Público deve proteger os legítimos interesses daquele que, de boa fé, esteja sofrendo prejuízos de qualquer natureza pela ação ilícita de outrem", frisa a proposta, que recebeu apenas uma emenda, do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), para que a mudança ocorra ser sem custos para o cidadão.

"Quero objetivamente evitar que o cara clone a sua placa. Tem que ter alguma coisa que dificulte isso aí. Hoje vejo que o Detran está colocando chip, meu projeto não trata de chip, mas queremos criar algo a mais para inibir o crime", diz Moka.

O senador sul-mato-grossense também diz que, assim que o novo presidente da CCJ for definido - até 2016 o cargo ficou nas mãos do paraibano José Maranhão (PMDB) - ele irá pedir prioridade para o referido projeto.

Nos siga no Google Notícias