ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto proíbe contratação de condenados por intolerância racial

Proposta estabelece que a restrição é para processos transitado em julgado e só durante cumprimento da pena

Leonardo Rocha | 13/09/2019 11:59
Deputados Rinaldo Modesto (PSDB), Felipe Orro (PSDB), autor do projeto, e Antônio Vaz (PRB), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados Rinaldo Modesto (PSDB), Felipe Orro (PSDB), autor do projeto, e Antônio Vaz (PRB), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Projeto apresentado na Assembleia proíbe a contratação de condenados por intolerância racial, para cargos públicos efetivos e comissionados do Estado. Esta restrição vai funcionar após o processo transitado em julgado e enquanto a pessoa estiver cumprindo a pena.

“Ainda vemos acontecer sempre mais casos de crimes de ódio incitando etnias, grupos sociais, raça, cor. Isso não pode ser uma demanda permitida pela sociedade, é um crime que prejudica a todos”, justifica o autor do projeto, o deputado Felipe Orro (PSDB).

O autor cita que crimes de ódios a grupos como a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros), segundo ele, já foram incluídos neste cenário, após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), para enquadrar a “homofobia” entre os crimes de racismo.

“Não podemos voltar há mais de 100 anos de injustiças por intolerância racial e religiosa. A vida de muitos construiu a democracia em que vivemos, as crises econômicas tem conotação social e moral”, argumentou. O projeto foi enviado para a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), para depois ser votado em plenário.

Maioria dos integrantes da CCJR votaram contra o projeto sobre condenados (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Maioria dos integrantes da CCJR votaram contra o projeto sobre condenados (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Semelhantes – Projetos para impedir condenados de participar de programas sociais ou de contratações no serviço público não tiveram bons resultados na Assembleia, já que dois (projetos) neste sentido, até o momento não se tornaram leis estaduais.

A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que proibia a contratação de agressores de mulheres, crianças, adolescentes e idosos, foi retirada várias vezes do plenário, porque tinha votos contrários na CCJR, pois a criação de uma “pena acessória” foi considerada ilegal por alguns integrantes da comissão.

Já o projeto de Marçal Filho (PSDB) que proibia a participação de condenados da Lei Maria da Penha em programas sociais, como habitação, chegou a ser aprovado na Assembleia, no entanto foi vetado pelo governo estadual. A proposta de Felipe Orro (PSDB) vai passar pelas mesmas avaliações.

Nos siga no Google Notícias