ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Projeto proíbe participação de animais em circos em MS

Redação | 17/09/2008 06:42

Projeto de lei apresentado ontem na Assembléia Legislativa proíbe a participação de animais em espetáculos circenses em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a apresentação desses espetáculos com animais foi proibida neste ano.

A proposta do deputado estadual Paulo Duarte (PT) proíbe a participação de qualquer tipo de animal: quadrúpedes ou bípedes, domésticos ou selvagens, exóticos ou nativos.

Caso seja aprovada, quem descumprir a lei estará sujeito a multa de R$ 1 mil a 10 mil Uferms (cerca de R$ 135 mil), dependendo da quantidade de animais e das condições de cada um deles. O dinheiro arrecadado será destinado para o Fundo de Defesa e Reparação de Interesses Difusos Lesados.

"Para realizar tarefas como dançar, andar de bicicleta, tocar instrumentos, pular em argolas (com ou sem fogo), cumprimentar a platéia, entre outras proezas, os animais são submetidos a treinamento que, regularmente, envolve chicotadas, choques elétricos, chapas quentes, correntes e outros meios que os violentam", justifica Duarte.

O uso de animais em circos é proibido em todo o Rio de Janeiro, em cidades como Porto Alegre (RS), São Leopoldo (RS), Campinas (SP), Cotia (SP), Sorocaba (SP) e Blumenau (SC) e em países como França, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Suíça, Argentina e Costa Rica.

Nos siga no Google Notícias