ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Projeto propõe cobrar de quem não recolher veículo apreendido após investigação

Proposta do Executivo atualiza e reduz taxas de serviços da Polícia Civil e Polícia Militar

Tainá Jara | 13/12/2019 15:29
Veículos aglomerados no pátio da Defurv (Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos) (Foto: Arquivo)
Veículos aglomerados no pátio da Defurv (Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos) (Foto: Arquivo)

Projeto de lei, encaminhado pelo governador Reinaldo Azambuja para apreciação dos deputados estaduais, prevê a cobrança de taxa por permanência de veículos, aeronaves e embarcações nos pátios das unidades da Polícia Civil cessado o período de interesse para investigações. A proposta ainda reduz valores e revisa periodicidade de recolhimento das taxas atualiza e reduz taxas de serviços estaduais e de poder de polícia relativas aos atos da Polícia Civil e Polícia Militar.

De acordo com o presidente do Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), Giancarlo Corrêa , a proposta relativa ao uso das unidades da Polícia civil é semelhante a cobrança que ocorre pelo uso dos pátios do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

“O que está havendo é que cessado o interesse para as investigações, o automóvel que está apreendido tem que ser recolhido. Muitas vezes as pessoas acabam deixando lá e não há uma penalidade. Então, está vindo esta regulamentação para penalizar aqueles que não buscam os seus veículos”, afirmou.

De acordo com o texto encaminhado para ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), a cobrança de taxa de permanência passará a incidir apenas após a notificação do proprietário.

Além de instituir esta nova cobrança, o projeto de lei 320/2019, como informa o governo, revisa os valores e a periodicidade de recolhimento das taxas de serviços estaduais e de poder de polícia relativas aos atos da Polícia Civil e Polícia Militar. “Estão simplesmente fazendo uma adequação. Descrevendo todas essas taxas e quais são as situações aplicáveis”, explica o representante dos policiais civis.

Conforme o presidente da ACS (Associação de Cabos e Soldados da PM e BM de Mato Grosso do Sul), Mário Sérgio, as novas medidas vão incidir mais sobre os serviços executados pela Polícia Militar Ambiental.

Em mensagem encaminhada ao legislativo, o governador ressalta que em relação aos atos da Polícia Civil, o projeto contempla redução de taxas para diversos setores que estão sujeitos à fiscalização em decorrência da implantação de novas tecnologias que acarretaram a redução de custos para o Estado.

Os valores das cobranças das taxas variam de 0,15 a 50 Uferms em 26 itens, como alvará de autorização, expedição de documentos, utilização de policiamento, escolta de presos, varreduras antibomba, exibição de banda de música e boletim de ocorrências de trânsito.

Os projetos, apresentados na sessão ordinária desta quinta-feira, serão analisados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável, seguirá para votação em plenário

Nos siga no Google Notícias