ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Projeto que permite controlador fazer demissões segue ao plenário

Proposta teve aval de forma unânime na CCJR e agora será votado em plenário pelos 24 deputados

Leonardo Rocha | 12/10/2019 16:36
Deputados vão avaliar projeto em breve, após passar pela CCJR (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados vão avaliar projeto em breve, após passar pela CCJR (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

O projeto que permite ao controlador-geral do Estado a fazer demissões de servidores, após a realização de processos administrativos, segue para o plenário da Assembleia, onde será votado pelos 24 deputados. A matéria já ganhou aval da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

Enviada pelo governo estadual, a proposta destaca que caberá também ao controlador aplicar penas disciplinares e até de demissão e cassação de aposentadoria. Uma das justificativas é que este ato (demissão) compete ao governador, mas não se trata de uma função exclusiva, tanto que pode ser delegada aos secretários.

“A proposição do governo é legítima, pois ele tem competência para apresentar projetos de lei complementares que tratam dos servidores estaduais, por esta razão voto pela constitucionalidade”, disse o relator do projeto, o deputado João Henrique Catan (PL).

O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão, também explicou que com esta alteração, se abre a possibilidade do governador delegar estas demissões. “Como estamos à frente de muitos processos disciplinares, a intenção é que com este aval (demissões) possa se agilizar estas decisões”, ponderou.

Não entra nestas atribuições, os processos de competência das Corregedorias da PGE (Procuradoria-Geral do Estado), Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar e da Administração Tributária, que é vinculada a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

Nos siga no Google Notícias