Prorrogação do contrato da MSGás será discutida no dia 30 de julho
Estado antecipará a renovação para ampliar investimentos
A prorrogação antecipada do Contrato de Concessão da distribuição de gás natural da MSGás por mais 30 anos será discutida em audiência pública marcada para o dia 30 de julho, às 15h. De acordo com publicação do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (17), a audiência será remota e virtual no site da B3, Bolsa de Valores brasileira.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A prorrogação do Contrato de Concessão da MSGás, que distribui gás natural, será debatida em audiência pública no dia 30 de julho, às 15h, de forma remota. O Governo do Estado também abriu consulta pública para sugestões entre 17 de julho e 16 de agosto, visando aprimorar o aditivo do contrato, que vence em 2028. A extensão do contrato permitirá à MSGás oferecer mais garantias ao mercado e ampliar a oferta de gás para setores em crescimento, além de consumidores residenciais. Os planos incluem a construção de ramais para atender novas fábricas e a adoção de um sistema de mercado livre, possibilitando a aquisição de gás de diferentes fornecedores. Atualmente, a rede da MSGás abrange 520 quilômetros e atende 24 mil clientes.
Além da audiência, o Governo do Estado também abriu consulta pública para colher sugestões e contribuições para o aprimoramento do aditivo. Segundo o texto, entre os dias 17 de julho e 16 de agosto, as sugestões e contribuições ao Projeto deverão ser formalizadas por meio de formulário disponível no site do EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas).
- Leia Também
- MSGás aposta em prorrogação de concessão para ampliar investimentos
- Estado antecipará renovação de contrato da MSGás para ampliar investimentos
O contrato de concessão vencerá em 2028 e, com a decisão do Conselho Gestor de Parcerias do Governo do Estado, será estendido para que o Governo possa oferecer mais garantias ao mercado, captar recursos e ampliar a oferta de gás natural para setores empresariais em expansão, além de chegar a mais consumidores residenciais e ao uso veicular.
Nos planos de expansão que a companhia pretende concretizar com o acesso a financiamentos estão um ramal de 123 quilômetros entre Três Lagoas e Inocência, para atender a fábrica de celulose que está sendo construída pela Arauco, e a construção de outro até Bataguassu, onde será instalada outra fábrica do setor, da Bracell.
Os planos de expansão da MSGás ganham força porque o setor passou a adotar um sistema de mercado livre, com a possibilidade de aquisição de diferentes fornecedores do gás, modelo que está em expansão entre grandes consumidores.
Nesse sentido, a companhia poderá contar com gás comprimido, a ser transportado por caminhões, para atender ao plano de chegar a Dourados e fazer a distribuição na segunda maior cidade do Estado. A rede da MSGás hoje é de 520 quilômetros e atende 24 mil clientes.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.