ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

PSDB aceita apoiar Simone se MDB desistir de lançar André e outros 2 candidatos

Segundo imprensa nacional, reunião definiu que MDB teria desistir de candidaturas em MS, PE e RS

Lucia Morel, com agências | 01/06/2022 14:52
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Simone durante reunião na quinta-feira passada em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)
Simone durante reunião na quinta-feira passada em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

O PSDB deixou para semana que vem a decisão final sobre apoiar ou não a pré-candidata à Presidência da República, Simone Tebet (MDB). O partido deu uma semana ao Movimento Democrático Brasileiro para garantir apoio da sul-mato-grossense a três pré-candidatos tucanos nos estados de Rio Grande do Sul, Pernambuco e, inclusive, de Mato Grosso do Sul.

Segundo Jornal O Globo, Valor Econômico e a CNN, que acompanharam a reunião de hoje, em troca do apoio a Tebet, os tucanos querem que o MDB apoie os seus pré-candidatos a governador nesses dois estados. Um dos embates será fazer o ex-governador André Puccinelli desistir da pré-candidatura e apoiar o tucano Eduardo Riedel.

Apesar da maioria da imprensa colocar MS na lista, o G1 aponta que a negociação é com a pré-candidatura em Minas Gerais.

Tebet foi vice-governadora em MS quando Puccinelli era governador e são aliados políticos. O mdebista, no entanto, ainda não deu sinais de que pode ceder para ajudar a correligionária.

O Campo Grande News tentou contato com Simone e com representantes do PSDB e do MDB, nacionalmente e em nível regional, mas nenhum respondeu aos questionamentos sobre o teor da reunião.

Nas redes sociais oficiais do PSDB, foi informado que os tucanos, Cidadania e MDB acordaram que o dia 8 de junho, quarta-feira, é a data limite para a definição das alianças regionais. No dia seguinte, 9 de junho, “a Executiva ampliada do PSDB se reúne para confirmar apoio à candidatura de Simone Tebet ou lançamento de candidatura própria à presidência”, cita nota no Twitter.

Reservadamente, lideranças tucanas têm dito que uma candidata a presidente precisa demonstrar força política em seu estado e não pode ser subserviente a aliados políticos.

Na eleição gaúcha, por sua vez, também há resistência do MDB, e os dirigentes da sigla têm dito que a pré-candidatura do deputado estadual Gabriel Souza será mantida. Ainda assim, há mais otimismo de que haja um entendimento entre PSDB e MDB, já que Souza foi presidente da Assembleia Legislativa quando as reformas do ex-governador Eduardo Leite foram aprovadas pela Casa e ajudaram o estado a voltar a pagar salários dos servidores em dia.

O PSDB está sem candidato ao Palácio do Planalto desde que João Dória desistiu de sua candidatura, no último dia 23 – em discurso no qual explicitou não ser o nome escolhido pelo partido para a eleição.

Nos siga no Google Notícias