ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Reinado destaca geração de empregos e cenário econômico favorável em MS

Governador ainda citou o equilíbrio do Estado nas ações de saúde pública e cuidado com economia

Leonardo Rocha | 19/12/2020 08:45
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante entrevista no gabinete (Foto: Chico Ribeiro - Governo MS)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante entrevista no gabinete (Foto: Chico Ribeiro - Governo MS)

Ao fazer o balanço do ano, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) destacou que Mato Grosso do Sul teve saldo positivo na geração de emprego e está com cenário econômico favorável apesar da pandemia do coronavírus, que assolou o Estado e todo País desde março. Ele espera um desempenho (economia) ainda melhor em 2021.

Segundo o tucano, para estar nesta condição o Estado realizou uma série de medidas administrativas e de contenção de gastos desde 2015, quando foram realizadas ao longo dos anos reformas estruturantes.

“Iniciamos com uma grande reforma administrativa, pactuamos contratos de gestão e na sequência estabelecemos um teto de gastos. Depois implementamos duas reformas previdenciárias e fizemos uma grande mudança na área das compras governamentais”, descreveu.

Reinaldo lembrou que estas condições foram importantes para lidar com cenário de pandemia e queda da economia nacional. “Ao longo dos anos, estruturamos melhor o Governo e conseguimos enfrentar o grande desafio que foi o ano de 2020, que causou talvez a maior queda do PIB (Produto Interno Bruto) da história do nosso País”

Entre os indicadores positivos está a sétima colocação no País em geração de empregos, no acumulado de janeiro a outubro, segundo levantamento feito pelo Instituto Tendências Consultoria Integrada. O governador destacou que o desafio é equilibrar o cuidado com a economia e saúde da população.

“Tentamos nesse período dosar distanciamento, cuidados com as pessoas, ampliações de leitos, melhora de estruturas de atendimento de saúde e a economia. Tudo para que Mato Grosso do Sul não caísse no caos”, ponderou o tucano.

Ações – Para conter o aumento de casos de covid no final do ano, o governo resolveu estabelecer o “toque de recolher”, das 22h até às 5h, para todo Estado. “Estamos nos 45 minutos do segundo tempo, para a vacina chegar. Ainda não temos nenhuma aprovada pela Anvisa. Mas muitas estão vindo, estão em testes finais. Penso que agora o cuidado é primordial”, destacou.

Reinaldo reforçou que se o Ministério da Saúde não coordenar a imunização, Mato Grosso do Sul está preparado para comprar as vacinas e fazer seu próprio cronograma. Ele ainda lembrou que para as contas do Estado estarem sólidas foram feitos “ajustes fiscais” e até “medidas impopulares” para segurar a economia.

“Hoje somos um Estado que cumpre suas obrigações com fornecedores e com os servidores. Pagamos a folha de novembro no mês de novembro e o 13° salário no dia 1° de dezembro. No primeiro dia útil de janeiro vamos liquidar a folha de dezembro”.

Investimento – O governador também destacou que Mato Grosso do Sul tem o “maior volume” de investimentos do Brasil, com média de R$ 365,00 por cidadão. “O Espírito Santo que está em segundo colocado aplica R$ 257,00 por pessoa. Isso mostra que nosso Estado tem capacidade de gerar investimento em todas as áreas”.

Nos siga no Google Notícias