ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Reinaldo Azambuja imita CGU e cria controladoria para auditar gestão

Leonardo Rocha | 12/12/2014 10:49
Reinaldo anunciou ontem, a criação da Controladoria Geral do Estado (Foto: Alcides Neto)
Reinaldo anunciou ontem, a criação da Controladoria Geral do Estado (Foto: Alcides Neto)

O governador eleito, Reinaldo Azambuja (PSDB), anunciou ontem (11), a criação da Controladoria Geral do Estado, que terá a função de promover as auditorias e ditar o controle da gestão tucana, a partir de 2015. Ela será formada por corpo técnico independente, seguindo os moldes da CGU (Controladoria Geral da União).

Azambuja explicou que este órgão, do governo estadual, irá ampliar as ações e atividades de auditoria que já são feitas pelo governo atual, na Secretaria Estadual de Fazenda. "Ela vai nos servir como um controle interno, que resolvemos estender e ter um trabalho mais amplo, do que desenvolvido na atualidade", ressaltou ele.

A Controladoria Estadual terá seu corpo técnico independente, nomeado pelo novo governador, fazendo as auditorias e revisões nos contrato e projetos iniciados, assim como aqueles que terão sequência advindos do governo anterior, pois são políticas de Estado e não de apenas um governo.

"Temos por exemplo a questão dos incentivos fiscais, que se tratam de uma política de Estado, com previsão para os próximos governos, não se encerra, quando se inicia uma nova administração", explicou Reinaldo.

Ele ressaltou que esta criação se trata de mais uma ação para buscar a "transparência" no seu governo, para que a população possa saber dos projetos e ações desenvolvidas pelo executivo estadual.

A Controladoria está na chamada "Estrutura de Governança e Gestão", junto com a Secretaria de Governo e Casa Civil, que segundo a nova administração, ficará incumbida de dar a direção ao novo governo, realizando o controle das atividades que estiverem em execução.

Exemplo - Este novo órgão seguirá os moldes da CGU (Controladoria-Geral da União), que faz parte da Governo Federal, que tem o objetivo de assistir a defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio de controle interno dos órgãos e recursos federais.

A CGU realiza as auditorias públicas, correição, prevenção, supervisão técnica e combate à corrupção, motivo pelo qual foi criada na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 2 de abril de 2001, com este propósito declarado.

Na sua estrutura possui Assessoria Jurídica, Secretaria Executiva, Ouvidoria Geral da União, Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, Controladorias Regionais da União nos Estados e Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção.

Nos siga no Google Notícias