ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Relator adia análise de projeto que impede pedófilos em concurso público

Intenção é tirar dúvidas sobre a execução do cadastro com dados sobre condenados por crime sexual vai funcionar, entre outras questões

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 07/03/2018 09:33
Deputados durante reunião da CCJ nesta quarta-feira (dia 7). (Foto: Victor Chileno/ALMS).
Deputados durante reunião da CCJ nesta quarta-feira (dia 7). (Foto: Victor Chileno/ALMS).

O deputado Cabo Almi (PT) pediu a extensão do prazo para analisar o projeto de lei que impede pedófilos de disputarem concursos públicos nas áreas de saúde e educação. A medida foi apresentada ano passado e prevê que a restrição seja incluída na lei estadual que cria cadastro com informações de condenados por crime sexual contra crianças e adolescentes.

O petista é relator da proposta na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que iniciou os trabalhos de 2018 nesta quarta-feira (dia 7). Antes de apresentar o parecer, o deputado quer conversar com o secretário da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira.

Conforme o parlamentar, a intenção é tirar dúvidas de como o cadastro - que já foi aprovado, mas não regulamentado - vai funcionar. Por exemplo, em quanto tempo os dados a respeito do condenado por pedofilia ficaria neste cadastro, o que pode ocorrer se ele mudar de estado, entre outras questões.

A título de exemplo, o deputado Amarildo Cruz (PT) apresentou um projeto semelhante, prevendo a criação de um cadastro com pessoas que cometerem o crime de racismo. A proposta, no entanto, foi retirada depois que o presidente da CCJ, José Carlos Barbosa (PSDB), afirmou que o secretário de Segurança apontou dificuldades em sua execução.

Lei estadual - O cadastro de pedófilos foi sancionado como lei em 1° de agosto de 2017 pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Contudo, até o momento, a proposta não foi regulamentada.

O objetivo é dar à população o acesso aos dados de pessoas condenadas por pedofilia, também como forma de prevenção. De acordo com o texto, o banco de informações deverá apresentar características físicas, circunstâncias e local em que o crime foi cometido, além da idade, histórico de crimes, entre outros dados.

O projeto, cujo parecer foi adiado, tem o objetivo de acrescentar o impedimento de disputa em concurso nesta lei aprovada ano passado.

Nos siga no Google Notícias