ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Cadastro de pedófilos deve funcionar em 90 dias, diz secretário

Secretário José Carlos Barbosa disse que é preciso adequar sistema e fazer parceria com o Tribunal de Justiça

Leonardo Rocha | 15/12/2017 12:30
Secretário José Carlos Barbosa participou de evento da Polícia Militar (Foto: Leonardo Rocha)
Secretário José Carlos Barbosa participou de evento da Polícia Militar (Foto: Leonardo Rocha)

O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, afirmou hoje (15), durante evento da Polícia Militar, que o cadastro estadual de pedófilos deve entrar em funcionamento em um prazo de 90 dias. Ele explicou que está sendo criado um sistema próprio para tais informações e ainda precisa de uma parceria com o Tribunal de Justiça.

"Já passamos esta tarefa para empresa responsável, para que faça o sistema dentro da própria Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), acredito que em um prazo de até 90 dias já esteja à disposição para ser acessado", disse ele.

O secretário no entanto ponderou que desde quando o cadastro de pedófilos foi sancionado, não houve nenhuma pessoa com condenação transitada e julgada, por tais crimes. "Entendo que a nova lei só deve colocar neste cadastro as pessoas condenadas depois da sua criação", ponderou Barbosa.

Parceria - Ele também adiantou que a Sejusp precisa fazer uma parceria com o TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para que tais informações (pessoas condenadas) sejam repassadas, para ser incluídas neste cadastro. "Precisa existir esta conexão para funcionar na prática".

O cadastro de pedófilos foi sancionado como lei estadual, no dia 1° de agosto, pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). De autoria do deputado estadual, Coronel David (PSC), foi estipulado o prazo de 30 dias para ser regulamentado e colocado em prática, mas após quatro meses ainda está em fase de formulação.

O deputado chegou a fazer um requerimento, na semana passada, cobrando a Sejusp, sobre quando o cadastro seria regulmentado e colocado para funcionar. O objetivo é dar à população acesso aos dados de pessoas condenadas por pedofilia, como forma de prevenção.

Informações - De acordo com o texto, o banco de informações, que deverá ser fornecido pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), deverá apresentar características físicas, circunstâncias e local em que o crime foi cometido, além da idade, histórico de crimes, entre outros dados.

À população, será permitido o acesso ao nome e foto de pessoas que tenham sido condenadas por algum crime contra integridade sexual de crianças e adolescentes. Apenas informações mais detalhadas ficariam restritas às polícias e Poder Judiciário.

Para o autor, o cadastro vai ser mais um instrumento adequado para melhorar o canal de informação com a população, "que vai poder se prevenir contra estes crimes". Apesar de polêmica, a matéria foi aprovada de forma unânime na Assembleia e sancionada sem mudanças, pelo governo estadual.

Nos siga no Google Notícias