ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 23º

Política

Riedel recebe presidente do Paraguai em agenda sobre Rota Bioceânica

Eduardo Riedel e Santiago Peña devem passar por Porto Murtinho, Dourados, Campo Grande e Ribas do Rio Pardo

Por Gabriel Neris | 28/09/2025 09:02
Riedel recebe presidente do Paraguai em agenda sobre Rota Bioceânica
Governador Eduardo Riedel durante agenda em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, vai receber nesta semana o presidente do Paraguai, Santiago Peña, em uma série de compromissos que envolvem agendas de fronteira, logística e desenvolvimento regional.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, receberá o presidente do Paraguai, Santiago Peña, para uma série de compromissos relacionados à Rota Bioceânica. A agenda, que acontece entre quinta e sexta-feira, inclui visitas à JBS em Dourados e à fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo. O principal tema dos encontros será o corredor logístico que conectará os oceanos Atlântico e Pacífico, atravessando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O projeto promete reduzir em até 17 dias o tempo de transporte de mercadorias do Centro-Oeste brasileiro para a Ásia, otimizando custos e posicionando a região estrategicamente no comércio internacional.

O encontro terá início na quinta-feira (2), logo cedo, no lado paraguaio da Ponte Bioceânica. Em seguida, a comitiva segue para Dourados, onde está prevista uma visita às instalações da JBS. Posteriormente, Peña e Riedel seguem para Campo Grande.

Como parte da programação oficial, o governador receberá o chefe de Estado paraguaio em uma recepção marcada para 19h20 no espaço Yotedy, no Parque das Nações Indígenas. Já na sexta-feira pela manhã, a agenda inclui visita à fábrica da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, um dos maiores investimentos privados do estado.

Além das visitas, os dois líderes vão tratar sobre o projeto da Rota Bioceânica, corredor logístico que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O projeto prevê reduzir em até 17 dias o tempo de transporte de mercadorias do Centro-Oeste brasileiro para a Ásia, diminuindo significativamente os custos de frete.

Riedel destacou que Mato Grosso do Sul vive um momento de destaque econômico aliado à sustentabilidade. “Hoje somos uma potência agroambiental que alia competitividade e compromisso com o futuro. Crescemos exponencialmente na indústria de transformação, temos uma das menores taxas de pobreza e desemprego do país, praticamente pleno emprego, e investimos no Pacto Pantanal para preservar o bioma, além da meta de ser Estado Carbono Neutro até 2030”, afirmou.

Segundo o governador, a Rota Bioceânica será estratégica para ampliar mercados e tornar Mato Grosso do Sul protagonista na logística internacional. “Ela amplia a eficiência do escoamento, encurta distâncias e reduz custos, tornando-se um caminho fundamental para reposicionar o Centro-Sul do Brasil no comércio global. E o Paraguai também está de olho nesse mercado, pois abre uma rota única para dois oceanos”, completou Riedel (com informações da Revista Veja).