ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Saldo da semana: 3 convenções e dois nomes confirmados para governo

Ainda restam mais de 10 eventos partidários para definir apoio e nomes nas disputas das chapas deste ano

Gabriela Couto | 24/07/2022 13:57
Candidata ao governo Rose Modesto (União Brasil) foi a primeira a ser confirmada por convenção partidária em MS. (Foto: Alex Machado)
Candidata ao governo Rose Modesto (União Brasil) foi a primeira a ser confirmada por convenção partidária em MS. (Foto: Alex Machado)

Os primeiros dias do prazo legal para a realização das convenções partidárias para as eleições deste ano foram marcados pela confirmação de duas candidaturas e de um apoio de peso para outro pré-candidato.

Quem deu a largada foi a candidata ao governo, a deputada federal Rose Modesto (União Brasil). O partido não definiu ainda o nome do candidato a vice, porque aguarda o atual vice-governador Murilo Zauith (União Brasil) a preencher a vaga. Na disputa pelo Senado, ficou confirmado o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil).

Candidato a vice-governo Ilmo Cândidato (de azul) ao lado do candidato ao governo Adonis Marcos (de branco). (Foto: Paulo Francis)
Candidato a vice-governo Ilmo Cândidato (de azul) ao lado do candidato ao governo Adonis Marcos (de branco). (Foto: Paulo Francis)

Neste domingo foi a vez da federação Psol e Rede confirmarem os candidatos para as urnas no dia 2 de outubro. O advogado Adonis Marcos (Psol) será o cabeça de chapa ao lado do candidato a vice-governador, Ilmo Cândidos de Oliveira (Rede). Para Senado, o grupo decidiu por Anizio Leite Tocchio Júnior.

 As chapas proporcionais com os nomes dos candidatos a deputada estadual e federal também foram apresentadas. Já o PSB realizou a convenção para homologar esse grupo de candidatos e definir o apoio na corrida pela governadoria.  Cobiçado por vários candidatos, ficou definido que o partido irá apoiar o ainda pré-candidato ao governo Eduardo Riedel (PSDB).

PSB confirmou apoio a pré-candidatura de Eduardo Riedel (PSDB). (Foto: Kísie Ainoã)
PSB confirmou apoio a pré-candidatura de Eduardo Riedel (PSDB). (Foto: Kísie Ainoã)

Próximas – Até o dia 5 de agosto os partidos precisam realizar seus encontros oficiais para deliberar os nomes que vão representar suas legendas. O próximo a realizar o evento de forma virtual será o Partido Novo, no dia 26 de julho, às 18h.

Em seguida, no dia 28 de julho será a vez do Solidariedade, que terá apenas chapa proporcional e está disputando vaga majoritária dentro da chapa do MDB. O PDT se reúne um dia depois, às 17h, no Grand Park Hotel.

No dia 30 de julho ocorre a convenção do PSD com o Patriotas. A data é importante para a definição do futuro do partido com relação a chancela do nome do pré-candidato a governo, ex-prefeito Marquinhos Trad. Também é esperado os rumos para o pré-candidato ao Senado, juiz Odilon de Oliveira que pode ser cotado para vice da chapa.

No mesmo dia, o PT se reúne às 8h30 na Câmara Municipal para homologar o nome da pré-candidata ao governo Giselle Marques e do pré-candidato ao Senado professor Tiago Botelho. O grupo ainda fará o encontro com o PV E PCdoB, partidos que vão compor uma federação.

NO dia 31 de julho é a vez do PCO se mobilizar e definir os rumos do partido nas eleições. Ainda sem horário e local. Mesma situação do PL que só reservou o dia 4 de agosto para deliberar a chapa proporcional e a confirmação do apoio ao pré-candidato ao governo tucano.

Deixou para o último dia do prazo, 5 de agosto, o MDB que deve lançar o nome de
 André Puccinelli tentando seu terceiro mandato à frente do governo. Ainda não tem divulgação do nome do vice e quem irá para a disputa da vaga ao Senado pelo partido.

Já o PSDB, vai confirmar o nome do ex-secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, com amplo apoio partidário. Junto com ele estará a ex-ministra da Agricultura e atual deputada federal Tereza Cristina (PP), disputando como senadora. A convenção deve anunciar o vice na sede do partido, às 10h, do dia 5 de agosto.

E o pré-candidato a governo Renan Contar (PRTB), também irá assumir se concorre como governador no último dia do prazo legal. Ainda não há confirmação do local e horário. Mas até o momento ele terá como vice-governador Beto Figueiró.

Os partidos precisam registrar as chapas até o dia 15 de agosto no sistema do Tribunal Superior Eleitoral. Somente a partir do dia 16 de agosto a campanha eleitoral começa para valer.

Nos siga no Google Notícias