A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

29/02/2016 12:01

Secretárias ignoram convocação de vereadores e não esclarecem dúvidas

Antonio Marques
Mesmo sem a presença de secretárias municipais em reunião, vereadores ouvem diretores exonerados (Foto: Antonio Marques)Mesmo sem a presença de secretárias municipais em reunião, vereadores ouvem diretores exonerados (Foto: Antonio Marques)

As titulares da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Leila Machado, e das SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania) Marcela Rodrigues Caneiro, ignoraram a convocação de comparecerem a Câmara Municipal nesta manhã para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre as demissões em massa de 47 diretoras da Reme (Rede Municipal de Ensino) e apresentação das políticas públicas de acessibilidade para deficientes físicos na Capital.

Marcada para iniciar às 9 horas no Plenarinho da Casa, a reunião inciou com cerca de 40 minutos de atraso, mesmo sem a presença das secretárias, que também não encaminharam justificativas ao vereador Alex do PT, que presidia a mesa do evento. “É lamentável que as secretárias não tenham comparecido a esta reunião para prestar os devidos esclarecimentos sobre as exonerações dos diretores. Nossa intenção era apenas esclarecer os motivos. Não queremos caças as bruxas”, declarou o parlamentar.

Conforme o artigo 25 da Lei Orgânica de Campo Grande, os vereadores podem convocar o prefeito e os secretários municipais ou quaisquer outros titulares de órgãos diretamente subordinados ao chefe do Executivo “para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado.” Se não comparecerem e não houver “justificativa adequada” os convocados podem responder por crime de responsabilidade.

Os vereadores que participaram do evento disseram que não iriam desistir de ouvir os esclarecimentos da secretária de Educação, Leila Machado, e que fariam nova convocação a mesma. “Se ela não comparecer novamente, vamos tomar as medidas para responsabilizá-la”, destacou Alex do PT.

Além do presidente da mesa, participaram da reunião os vereadores Edil Albuquerque (PMDB), Otávio Trad (PTdoB), Eduardo Romero (Rede), Chiquinho Teles e Ademar Vieira Junior, o Coringa, ambos do PSD; e Roberto Santana dos Santos, o Betinho (PRB). Também estiveram presentes pelo menos 10 diretores exonerados e alguns professores da Reme.

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) chegou até a porta do Plenarinho, mas ao saber que as secretárias não estavam presentes e nem haviam encaminhada as justificativas nem entrou. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, as titulares da Educação e da Assistência Social não compareceram pro terem “compromissos anteriormente assumidos e inadiáveis”.

Bernal exonera 47 diretores de escolas e creches e nomeia substitutos
Foi publicada a exoneração de 47 diretores de escolas municipais e Ceinfs (Centros de Educação Infantil) em edição extra do Diogrande (Diário Oficial...
Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions