A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

09/01/2013 18:29

Secretário de Bernal é acusado de receber propina para liberar cargas

Fabiano Arruda
Gustavo Freire foi nomeado para chefiar duas secretarias de Bernal. (Foto: Gerson Walber/ Correio do Estado)Gustavo Freire foi nomeado para chefiar duas secretarias de Bernal. (Foto: Gerson Walber/ Correio do Estado)

Nomeado para chefiar duas secretarias do governo do prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP), a de Receita e de Governo e Relações Institucionais, Gustavo Freire é acusado de ter participado de esquema que cobrava propina para liberar cargas de uma refinaria de petróleo sem o pagamento de tributos ou marcação de mercadoria enquanto exercia o cargo de auditor da Receita em Corumbá entre os anos de 2007 e 2008.

Ação do MPF (Ministério Público Federal), ajuizada em dezembro do ano passado, aponta que o “supersecretário” e outros dois auditores, um empresário e dois despachantes aduaneiros participavam do esquema, que teria dado prejuízo à União que ultrapassa de R$ 1 milhão.

Segundo matéria publicada pelo site Capital do Pantanal no mês passado, a fraude foi descoberta na inspetoria de Corumbá, fronteira do Brasil com a Bolívia. Segundo as investigações, os servidores da Receita Federal recebiam R$ 200 por caminhão liberado sem incidência de tributação.

O processo é desdobramento da Operação Vulcano, desencadeada pela Polícia Federal, numa investigação da corregedoria da Receita, que motivou a ação.

Na ação civil pública, o MPE requer indisponibilidade dos bens dos acusados, condenação à perda dos bens ou valores acrescidos de forma ilícita no valor de R$ 100 mil, danos morais coletivos, pagamento de multa civil individualizada a ser fixada pela Justiça; suspensão dos direitos políticos e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio, pelo prazo de dez anos.

Além disso, o MPF pede que Freire perca a função ou cargo que ocupe na administração pública.

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Campo Grande para buscar esclarecimentos do secretário sobre o assunto, porém, não conseguiu contato.



Tem alguma coisa estranha nessa história, uma denúncia de 2007 que até agora não foi julgada, senão me engano estamos em 2013? Ou a denúncia não tem fundamento ou o MPF não tá com nada, rs, rs..
 
Marcos José Brito em 11/01/2013 11:15:48
Todos somos inocentes até que se prove ao contrario! Errar todos erramos,só precisamos concertar antes que esteja tudo perdido.
 
Carmen Ferreira em 10/01/2013 16:09:37
Eu não entendo, existe a lei da ficha limpa para assumir cargos comissionados, para um secretário não deveria ser a mesma exigência, ou essa lei só atinge os pequenos, como tantas outras.
 
Sandro Lima em 10/01/2013 10:46:31
E ainda ficam zangados quando afiramos que TODOS OS POLITICOS BRASILEIROS são sujos!
 
Jose Vicente Avalhas Marques em 10/01/2013 09:35:56
Ah ah ah ah ah ah. Colocaram a raposa pra tomar conta do galinheiro.....
 
fernando lima em 10/01/2013 09:34:40
Será que ao contratar funcionário desse nível não se investigou a vida pregressa, através de certidões por exemplo (?)
 
Marcelo Mendes em 10/01/2013 09:34:03
começou bem foi nomeado um coronel do corpo de bombeiros para comandar a guarda municipal agora vai kkkkk
 
claudinei braz em 10/01/2013 09:03:37
Deixe o homem trabalhar por C.G a vez é dele.
 
Tereza de Jesus em 10/01/2013 08:51:25
Como dizia um empregado da fazenda do meu avô: "eu mi advirrrtu cum tudu issu" (se divertir)... kkkkkkk Isso porque o prefeito está na cadeira há apenas 7 (sete) dias kkkkkkkkkkkk
 
José Roberto Sarcozzi Neto em 10/01/2013 08:43:01
Vcs não viram nada ainda. Quem conhece o Bernal, sabe bem do que ele e capaz....
Tremam eleitores do prefeito que vai mudar tudo....heheheheh
 
Mario Nantes em 10/01/2013 08:27:17
vocês não viram nada, tem outro aí que já foi até condenados por falsificar documentos públicos e ganhou secretária do Bernal.
 
Cristino ronaldo em 10/01/2013 08:24:47
isso é só o começo... quem viver verá!!!! saudades do nelsinho......
 
cida moraes em 10/01/2013 08:05:39
isso é só o começo... quem viver verá !!!!!!! saudades do nelsinho..............
 
cida moraes em 10/01/2013 08:02:55
Começou bem!
 
Paulo Henrique em 10/01/2013 07:58:44
Tai... a mudança que todos falaram e queriam...
na gestão do Nelsinho nunca foi falado em corrupção...já na nova (mudança)nem assumiu e quebrou a promessa de campanha...agora no primeiro mês já comecou com os aliados...tambem, ele não tem poder nenhum, a prefeitura esta toda fatiada, teve que fatiar para ganhar...vale tudo pelo poder (que ele acha que tem, pois quem tem e o PT que esta mandando prender e soltar...)

Parabens Campo Grande!!! Cada povo tem o dirigente que merece!!!
 
Luiz Carlos Flavio em 10/01/2013 07:53:41
Esta bem acompanhado heim!!!! Esse é o perfil do cabra , vai pensar que vai ser diferente !!!!
 
Ado Filho em 10/01/2013 07:45:44
credo............que bela escolha hein? e o povão que confiou,como é que fica?
 
janete amizo em 10/01/2013 07:02:38
pois é o incoberto sempre vem a tona, e dai por diante vão aparecer as coisas...
 
ely monteiro em 10/01/2013 06:07:43
acho que vou guanhar a aposta que fiz com meus amigos olha espero que nao pela minha cidade campo grande mas cade o bernal? nao votei nele , mas to na torcida resolve ai bernal
 
milton aparecido miguel em 10/01/2013 00:25:19
QUEM NAO TEM PECADOS QUE ATIRE A PIMEIRA PEDRA...........
 
alan neves em 09/01/2013 23:18:31
Pois é campograndenses,deixaram de votar em um candidato que muito fez pela nossa cidade morena, para eleger um picareta sem nenhum conhecimento administrativo para administrar uma capital,pelos secretariados do homem ja da pra imaginar como será a sua administração.O que o Bernal ja administrou na sua vida até agora?.kkkkkk.Descobri fazia muito mal um programa de rádio.por sinal muito mal feito.Agora guenta o ferro durante quatro anos.Cada povo tem o administrador que merece.
 
Humberto Romeu Pinto em 09/01/2013 23:06:27
O DITADO POPULAR DIZ: DIGA-ME COM QUEM ANDAS E TE DIREI QUE ÉS...VOU RIR PRA NÃO CORAR.......
 
JOELSON SANTOS em 09/01/2013 23:01:23
E agora eleitores do Bernal?
E agora o que vamos ver mais pela frente?
E agora? vai continuar na Secretaria da Prefeitura?
Ainda é muito cedo pra dizer: cada povo tem o governo que escolhe!
Aguardemos
 
LOADIR APARECIDA SILVA em 09/01/2013 22:45:55
E agora??? Cade os eleitores do Bernal???e agora? Vai continuar na prefeitura?
O que mais vamos ver?
 
LOADIR APARECIDA SILVA em 09/01/2013 22:44:25
Não posso acreditar! Eita apetite!
Se começou agora, imagino até o final do mandato.

Estou com a consciencia tranquila pois não votei no Artuzi.
 
João Luiz em 09/01/2013 22:44:02
Dize-me com quem andas e te direi quem és...Começou mal heim Bernal... O povo tem o governo que merece. O homem tá mais perdido do que cego em tiroteio.
 
Maria Lúcia Moreira em 09/01/2013 22:26:27
O Brasil tem que ser passado a limpo,o povo nao aguenta mais tanta corrupçao,o codico penal tem que mudar lugar de bandido,estelionatario e na cadeia ,doa em quem doer.
 
claudir pereira do prado em 09/01/2013 22:24:54
O critério de escolha é estritamente técnico; a ficha por sua vez não precisa ser limpa
porque os objetivos não são estritamente técnicos e nem tampouco limpos.Boa sorte ao telefone principalmente.Por experiência própria entende né.
 
Roger Carlos da Silva em 09/01/2013 21:47:54
PIOR É TER SIDO "condenado" E ASSUMIR O CARGO DE DEPUTADO FEDERAL....JOSÉ GENUÍNO,ISTO QUE É ABSURDO,NÃO HÁ COMENTÁRIOS?????
 
cristina mendes carlis em 09/01/2013 21:35:45
Muito sério essa denûncia a que responde o secretário municipal na Justiça Federal! Será que o BERNAL sabia disso ao nomeá-lo para uma pasta tão importante? Ou está sabendo só agora?
 
MARCELLO MENDES em 09/01/2013 21:28:10
FAÇA UM FAVOR A CAMPO GRANDE. MANTENHA ESSA MANCHETE POR UM MÊS E FARÁ UM SERVIÇO A SOCIEDADE. AGORA, MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL URGENTE PARA ESCLARECER O EPISÓDIO, MESMO PORQUE UMA PESSOA SENDO ACUSADA DESSE NÍVEL NÃO PODE FICAR NUMA PASTA POR QUATRO ANOS COM ESSE CARIMBO. NO MOMENTO É EXONERAÇÃO PURA.
 
noel freitas em 09/01/2013 21:04:36
Olha as escolhas do Bernal! Agora os proximos são traficante para segurança, contrabandista de cigarros para saúde, madereiro para meio-ambiente, etc.... O bernal só ganhou pois o povo pessou que como o mesmo estava começando e visando crescer na política iria trabalhar de forma honesta, mas como estamos vendo ele pertence a laia que vemos nas notícias.
 
Alexandre de Souza em 09/01/2013 20:32:16
No mínino o que o Bernal tem que fazer é a exoneração imediata, igual está sendo feita pela Dilma. Ainda mais uma pasta que ele está comandando que é a Secretaria da Receita. Agora ele é o chefe. Caso não ocorra pelo Benral, estará sendo conivente e isso é muito mal.
 
roberval marim em 09/01/2013 20:29:54
Ué, e o Bernal? Nâo era o prefeito diferente, político moderno...... Começou muito cedo.
 
Mario Junior em 09/01/2013 20:23:15
o que é isto sr. prefeito? Faça analise de curriculo antes de colocar alguem a frente de qualquer cargo. Dinheiro para pagar salario de funcionário público, é dinheiro suado dos impostos do povo.
 
ceilla assis em 09/01/2013 20:20:06
E o Bernal? Deseja a todos um feliz 2013. kkkkkkkkkk. Onde eu fui votar...
 
felipe de souza em 09/01/2013 20:06:23
Digníssimo Prefeito Municipal Alcides Bernal está começando seu governo neste mês e tem tempo de reparar qualquer erro que tenha cometido sem conhecimento. Caso não haja desta maneira passa a ser cúmplice de safadezas e falcatruas de bandidos inseridos no seu governo. Torço pela minha capital e espero que tenhamos o compromisso de toda a classe politica para que possamos continuar cada vez mais rumo ao desenvolvimento sustentável e com muita responsabilidade.
 
Valdinei Figueirdo em 09/01/2013 19:34:46
Trocaram só as coleiras mesmo ufa!!!!!!!!! E o povo ainda acredita em mudanças??????
 
carlos lima em 09/01/2013 19:20:25
Um prefeito que ainda não montou sua equipe de trabalho, e os que ja tem cargo de confiança esta respondendo processo, como sera ate o final de 4 anos.
Isto porque ele disse em campanha que iria melhorar tudo para a população, desta forma?

Parabéns aos eleitores do Bernal. o filme ianda nem começou.
 
Sebastião Vicente em 09/01/2013 19:07:34
´Claro é mais facil pro bernal fazer as coisa, da um dinheiro pra ele e tud resolvido. o bernal comprou tanta gente na eleição. e agora o povo que aguente, quiseram a mudança essa é a mudança. é o que faltava em campo grande, o prefeito roubar.
 
anderson silva em 09/01/2013 19:05:51
Vixi ... já começou!
 
Reginaldo Nantes em 09/01/2013 18:45:07
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions