A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 22 de Março de 2019

15/10/2018 18:59

Sejusp chama pessoal cedido à Força Nacional para atuar nas eleições

Medida foi confirmada pela secretaria, que pretende encaminhar os cerca de 40 profissionais ao interior do Estado durante o segundo turno

Humberto Marques
Ponta Porã foi uma das cidades para as quais o TSE decretou o envio de forças federais nas eleições. (Foto: Helio de Freitas/Arquivo)Ponta Porã foi uma das cidades para as quais o TSE decretou o envio de forças federais nas eleições. (Foto: Helio de Freitas/Arquivo)

Cerca de 40 agentes de segurança pública de Mato Grosso do Sul que haviam sido cedidos para a Força Nacinal foram convocados a reintegrar o efetivo no Estado para reforçar a segurança no segundo turno das eleições deste ano. A confirmação partiu da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

A convocação ocorre depois de a Sejusp solicitar à Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) apoio da Força Nacional nas eleições deste ano em locais que enfrentavam situação de conflito agrário ou fragilidade na segurança em virtude da ação de traficantes –situações, respectivamente, de Caarapó e da faixa de fronteira. O pedido foi formulado em julho e não teria sido atendido, conforme apurou a reportagem.

Diante do deficit de pessoal enfrentado, decidiu-se pela convocação de servidores da Sejusp que integram a Força Nacional. “Eles irão atuar no interior do Estado, em locais que serão escolhidos conforme o perfil de cada profissional, principalmente os que atuam na área de inteligência”, destacou a secretaria, em nota.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) havia aprovado o envio de forças federais de segurança para quatro municípios do Estado durante as eleições –além de Caarapó, o reforço foi destinado a Amambai, Paranhos e Ponta Porã. Municípios do Ceará, Acre, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte também teriam o apoio.

A reportagem questionou a Senasp, via assessoria, sobre a solicitação de retorno de pessoal feita pela segurança estadual, não obtendo resposta até o fechamento desta edição.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions