ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Sem consenso, projetos polêmicos da Assembleia ficam para 2019

As propostas das "taxas cartorárias" e "Escola sem partido" receberam críticas ao longo do ano

Leonardo Rocha | 26/12/2018 12:27
Deputados deixaram propostas polêmicas para 2019 (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados deixaram propostas polêmicas para 2019 (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Os deputados limparam a pauta neste final do ano, com aprovação de 41 projetos na última semana, no entanto duas matérias polêmicas ficaram para 2019. O primeiro é que trata das “taxas cartorárias” e o segundo é o programa “Escola sem Partido”, que inclusive também não teve acordo no Congresso Nacional.

Ambas as propostas chegaram ao legislativo em 2017. A mudança nos valores da taxas cartorárias recebeu muitas críticas de entidades da sociedade civil, como a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil). Por esta razão a proposta foi "paralisada" na Assembleia em fevereiro. 

A reclamação era que a proposta do Poder Judiciário deveria reduzir os valores no Estado, no entanto algumas entidades disseram que aumentou os custos em algumas “faixas de preços”. Para evitar que a discussão fosse “politizada”, a intenção era votá-la depois da eleição, após audiências públicas e correções no texto.

Entretanto o TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) resolveu retirar o projeto em novembro, para “aprimorar” a matéria, deixando para reapresentar ano que vem. Neste caso foi uma decisão do Judiciário e não dos parlamentares, adiar a votação.

Nacional – Já o programa “Escola sem Partido” não entrou na pauta, porque a deputada Mara Caseiro (PSDB), autora da proposta, resolveu esperar a definição nacional sobre o tema. A matéria não teve acordo no Congresso Nacional, depois de várias reuniões interrompidas após discussões acirradas.

Com este cenário, a proposta sequer foi pensada neste final do ano, na Assembleia Legislativa. A matéria também sofreu críticas no Estado. Uma audiência pública na Capital foi interrompida por falta de segurança e outro evento desmarcado, após divulgação de protestos.

Os críticos do projeto alegam que se trata de uma “censura” aos professores, em relação a temas como política e questão de gênero. Já os autores defendem que querem apenas evitar a “doutrinação” dentro das escolas, em torno desta ou daquela ideologia.

Nos siga no Google Notícias