ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Sem pedir votos, pré-candidato já pode buscar dinheiro em vaquinha social

O modelo foi aprovado pelo Congresso Nacional na última reforma eleitoral e é novidade para arrecadação de recursos

Aline dos Santos | 15/05/2018 09:01
Vaquinha é novidade nas Eleições 2018. (Foto: Agência Brasil)
Vaquinha é novidade nas Eleições 2018. (Foto: Agência Brasil)

A vaquinha social para custear campanha eleitoral está liberada a partir desta terça-feira (dia 15). Desta forma, os pré-candidatos ainda não podem pedir voto, mas já podem pedir dinheiro para financiar o projeto eleitoral.

A partir de hoje, é facultado aos pré-candidatos a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo. O modelo foi aprovado pelo Congresso Nacional na última reforma eleitoral e é novidade para arrecadação de recursos.

As empresas de financiamento coletivo poderão ser contratadas por pré-candidatos para começar a arrecadar recursos, mas eles só receberão o montante para as campanhas após a apresentação de seus registros de candidatura. Caso isso não aconteça, os recursos arrecadados devem ser devolvidos aos respectivos doadores.

Uma das exigências é que, durante a fase de arrecadação, as instituições divulguem a lista de todos os doadores e quantias doadas em suas páginas na internet.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informa que entre 15 de maio e 16 de agosto, quando começa o período de campanha eleitoral, a arrecadação prévia dos recursos deve ser feita sem que os postulantes aos cargos eletivos em 2018 peçam votos.

Segundo levantamento do Campo Grande News, os pré-candidatos ao governo estadual pretendem utilizar a vaquinha virtual para arrecadar recursos na campanha eleitoral deste ano.

Já os deputados que pretendem buscar a reeleição estão divididos sobre usar a vaquinha virtual para arrecadar recursos para campanha. Alguns preferem manter o modelo tradicional de doação e outros veem a ferramenta como algo moderno e uma oportunidade nova na eleição.

Nos siga no Google Notícias