A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

15/09/2009 19:35

Senado aprova nova eleição direta em caso de cassação

Redação

Foi aprovado pelo Senado, há pouco, a emenda que altera a forma de escolha para a vaga deixada por prefeitos, governadores e presidentes da República cassados pela Justiça Eleitoral. Um acordo feito pelos senadores modificou a emenda apresentada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) para estabelecer a realização de eleições diretas em qualquer tempo.

Através da proposta do tucano, a eleição direta só ocorreria caso a cassação fosse feita nos dois primeiros anos do mandato. A eleição seria indireta, pelo Legislativo, nos casos em que a decisão da Justiça ocorresse após a metade do mandato.

Já a emenda 39, que pretendia estabelecer a prestação de contas antecipadas por parte dos candidatos, de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), foi rebatida por líderes do PSDB e do DEM. Pela proposta do petista, os candidatos e os partidos políticos teriam de divulgar na internet a relação de doadores de campanha dias antes da eleição.

Com quorum quase completo, o plenário aprecia emendas apresentadas ao texto principal do Projeto de Lei Complementar 141/09, elaborado pelos senadores-relatores Marco Maciel (DEM-PE) e Eduardo Azeredo (PSDB-PE). Pelo projeto as regras eleitorais com efeito já para as eleições de 2010 ficam alteradas.

Para tanto, a votação deve ser concluída no Congresso, no máximo, até 30 de setembro, para que seja sancionada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial até 2 de outubro (um ano antes das próximas eleições). Com as modificações operadas pelos senadores no texto aprovado pela Câmara, o projeto voltará à análise dos deputados, o que impõe necessidade de rapidez na apreciação da proposta. (Com informações do Congresso em Foco).

Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi 'ótimo' para ganhar votos
O presidente Michel Temer procurou mostrar otimismo ao falar sobre a reforma da Previdência ao dar posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) c...
Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions