ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 25º

Política

Senado aprova prorrogação de desoneração da folha até 2023

Benefício foi criado por lei de 2011 e vem sendo prorrogado desde então

Adriel Mattos | 09/12/2021 18:52
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O Senado Federal aprovou em sessão nesta quinta-feira (9) projeto de lei que prorroga por dois anos a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. A medida, que se encerraria no fim do ano, valerá até o fim de 2023 e vai agora para sanção presidencial.

A desoneração da folha é um mecanismo que permite às empresas dos setores beneficiados pagarem alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários. Essa permissão foi introduzida há dez anos e há pelo menos oito já alcança todos os setores hoje incluídos. Pela legislação atual, de 2011, ela se esgotaria em 31 de dezembro deste ano.

Os setores alcançados pela medida são: calçados, call center, comunicação, confecção/vestuário, construção civil, empresas de construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carroçarias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, TI (tecnologia da informação), TIC (tecnologia de comunicação), projeto de circuitos integrados, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo e transporte rodoviário de cargas.

Como forma de compensação pela prorrogação da desoneração, o projeto também aumenta em 1% a alíquota da Cofins-Importação. Essa providência vai garantir um saldo fiscal positivo de cerca de R$ 2,5 bilhões. Outra regra do projeto aprovado é que o Executivo deverá estabelecer mecanismos permanentes de avaliação da efetividade da política de desoneração da folha de pagamento.

Veja a lista de setores que contarão com o benefício por mais dois anos:

Setores beneficiados com desoneração da folha.pdf

Nos siga no Google Notícias