ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  07    CAMPO GRANDE 28º

Política

Senado instala comissão sobre tarifas dos EUA com Nelsinho e Tereza no comando

Grupo de senadores tem 60 dias para buscar acordo com governo americano sobre medida que afeta exportações

Por Ângela Kempfer | 07/08/2025 12:03
Senado instala comissão sobre tarifas dos EUA com Nelsinho e Tereza no comando
Nelsinho é o presidente da comissão instalada nesta quinta-feira (Foto: Assessoria)

Com dois parlamentares de Mato Grosso do Sul na linha de frente, o Senado instalou nesta quinta-feira (7) a comissão temporária que vai atuar na interlocução com os Estados Unidos sobre a nova tarifa de 50% imposta a produtos brasileiros. Nelsinho Trad (PSD) foi nomeado presidente do colegiado e Tereza Cristina (PP) assumiu a relatoria dos trabalhos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Senado Federal instalou uma comissão temporária para dialogar com os Estados Unidos sobre a nova tarifa de 50% imposta a produtos brasileiros. O colegiado será presidido pelo senador Nelsinho Trad (PSD) e terá como relatora a senadora Tereza Cristina (PP), ambos de Mato Grosso do Sul. A medida americana, que entrou em vigor esta semana, afeta cerca de 3,8 mil itens de exportação brasileiros, incluindo alimentos processados e produtos químicos. Uma missão oficial com oito senadores já esteve em Washington no final de julho para negociações preliminares. A comissão tem prazo inicial de 60 dias para seus trabalhos.

A comissão foi criada para tentar frear os impactos do chamado "tarifaço", que entrou em vigor nesta semana e atinge cerca de 3,8 mil itens de exportação do Brasil, incluindo alimentos processados, produtos químicos e partes industriais. Itens estratégicos como petróleo, minério de ferro, suco de laranja, celulose e aviões foram retirados da lista.

Antes mesmo da instalação formal, os oito senadores integrantes participaram de uma missão oficial em Washington, entre 28 e 30 de julho, para abrir diálogo com autoridades americanas e tentar evitar a sobretaxa. O grupo se reuniu com congressistas, diplomatas e representantes de organismos internacionais com o objetivo de preservar a competitividade das exportações brasileiras.

"Essa comissão é fundamental para garantir que o Brasil tenha voz ativa e consiga defender seus interesses em meio a esse cenário. Agora, oficialmente instalada, vamos abrir os encaminhamentos dos próximos passos", afirmou Nelsinho durante a reunião de instalação.

Segundo ele, as tarifas adotadas pelo governo norte-americano geram efeitos adversos à economia brasileira, com impacto direto em setores estratégicos da indústria e do agronegócio. O prazo inicial de funcionamento da comissão é de 60 dias, podendo ser prorrogado.

Além de Nelsinho e Tereza, também integram o grupo os senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Jaques Wagner (PT-BA), Rogério Carvalho (PT-SE), Esperidião Amin (PP-SC), Marcos Pontes (PL-SP) e Fernando Farias (MDB-AL).

A movimentação do Senado ocorre em meio ao esfriamento das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, e a expectativa do grupo é encontrar saídas diplomáticas que evitem prejuízos bilionários à balança comercial brasileira.