ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Senador vai trazer ministros para discutir segurança na fronteira em MS

Encontro marcado para o dia 19 de julho, terá a presença dos ministros Raul Jungmann (Segurança) e o general Joaquim Siklva e Luna (Defesa)

Leonardo Rocha | 29/06/2018 10:07
Senador Pedro Chaves (PRB) durante entrevista sobre evento (Foto: Marina Pacheco)
Senador Pedro Chaves (PRB) durante entrevista sobre evento (Foto: Marina Pacheco)

O senador Pedro Chaves (PRB) vai promover no próximo dia 19 de julho, evento com a participação dos ministros Raul Jungmann (Segurança) e o general Joaquim Silva e Luna (Defesa), em Campo Grande, para discutir segurança na fronteira de Mato Grosso do Sul. O objetivo é que seja debatido ações de inteligência das policias, combate ao tráfico de drogas, além de ações para desenvolver a região.

Em entrevista ao Campo Grande News, Chaves explicou que o evento também terá a participação da Polícia Federal, Ministério Público e CMO (Comando Militar do Oeste), Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Forças Armadas, membros do Judiciário, Legislativo e Executivo. Apesar da data confirmada, ainda não definiu o local do encontro.

“Vamos fazer este amplo debate e esperamos que as autoridades encontrem medidas efetivas de segurança, além de pensar na questão de desenvolvimento, para fomentar empregos, abrir novas empresas gerando renda para a população local”, disse o senador.

Foi aberta uma Frente Parlamentar sobre segurança na fronteira, que vai rodar várias cidades do Brasil, começando a discussão em Mato Grosso do Sul, pela divisa com Paraguai e Bolívia. “A fronteira é a entrada do contrabando e do tráfico em nosso país, por isso, precisamos de apoio político para defende-la e garantirmos maior segurança”.

Uma das pautas é que os altos índices de violência em São Paulo e Rio de Janeiro, que inclusive está sob intervenção, precisa ser pensada na entrada de drogas e armas na fronteira, que neste momento tem forte ação do crime organizado, já que há 17 mil quilômetros de fronteira seca e 7,5 mil (fronteira) marítima no Brasil.

Fiscalização – Chaves garante que uma das ações é a retomada de investimentos do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), que tiveram corte de gastos nos últimos anos, não tendo o funcionamento efetivo, com sua base em Dourados. “Vai voltar a funcionar, existe um empenho do governo federal para que estes recursos se segurança sejam garantidos”.

Outra preocupação é com a geração de emprego e renda, para que a região possa ter diversidade econômica e assim gerar mais desenvolvimento. “Estamos a frente da proposta que desonera de tributos para instalação de free shops na fronteira, para melhorar turismo, economia e renda, o que vai gerar mais policiamento”.

Nos siga no Google Notícias