ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Senadora quer tornar obrigatória estocagem de vacinas

Redação | 12/01/2008 09:23

A manutenção de estoques das vacinas antitetânica e anti-rábica e dos respectivos soros e imunoglobulinas nos estabelecimentos hospitalares, públicos e privados pode tornar-se obrigatória. Esse é o propósito do projeto da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que se encontra em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), aguardando parecer do senador Adelmir Santana (DEM-DF).

De acordo com Marisa Serrano, a legislação brasileira que trata de imunizações não contém dispositivo que obrigue os estabelecimentos hospitalares a manter estoques de vacinas e soros para as duas doenças. As vacinas são utilizadas para a imunização preventiva, enquanto os soros são empregados para o tratamento em regime de urgência de vítimas de ferimentos com possibilidade de contaminação.

Em sua justificação, Marisa Serrano chama a atenção para o fato de, nos feriados prolongados e nos períodos em que os centros de saúde não funcionam por outros motivos como recesso, greve, reforma, etc., os pacientes ficarem desamparados, podendo perder a vida por falta de uma ação básica de saúde que deveria estar continuamente disponível.

Em razão desses medicamentos serem perecíveis e terem custo relativamente alto, o projeto determina o seu fornecimento gratuito pelo Sistema

Nos siga no Google Notícias