ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Senadores votam nesta terça novas regras eleitorais

Redação | 07/09/2009 07:40

A Comissão de Constituição e Justiça e o Plenário do Senado votam amanhã as novas regras eleitorais que passam a valer já para as eleições de 2010.

O texto a ser discutido foi aprovado pela Câmara e vai a votação no Senado com algumas alterações sugeridas pelos senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Marco Maciel (DEM-PE), relatores da proposta.

As alterações inseridas na matéria foram sugeridas em audiências públicas realizadas com autoridades especialistas no assunto e de sugestões contidas em um total de 74 emendas dos senadores. Entre elas, as seguintes:

Impressão do voto: o projeto da Câmara inseria a obrigatoriedade de impressão dos votos que seriam depositados em urnas que depois seriam lacradas. No texto do Senado, a impressão dos votos não está prevista.

Uso da internet: O texto da Câmara previa o uso da rede, inclusive para a doações de campanha. Agora, no Senado, substitutivo foi apresentado para liberar também propaganda paga em sites de notícias, o que foi vetado na Câmara.

Voto em trânsito: os deputados sugeriam a adoção do voto em trânsito, que poderia ser feito em todas as capitais do país, para os cargos de Presidente da República e seu vice. O texto do Senado retira essa possibilidade.

Nos siga no Google Notícias