ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Servidor que suspender consignado na pandemia vai pagar juros também parcelados

Acordo foi feito em reunião com representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e do Banco do Brasil, nesta terça-feira (28)

Adriano Fernandes e Tainá Jara | 28/04/2020 19:03
Autoridades presentes na reunião desta terça-feira (28). (Foto: Paulo Francis)
Autoridades presentes na reunião desta terça-feira (28). (Foto: Paulo Francis)

Os servidores públicos de Mato Grosso do Sul que optarem por renegociar e suspender o pagamento dos empréstimos consignados em meio à crise financeira causada pelo novo coronavírus irão pagar parcelados os juros da transação.

O projeto de lei que propôs a suspensão por até 90 dias, foi aprovado, mas faltava definir como ficam os juros. Em reunião com representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e do Banco do Brasil que administra a folha de pagamento dos servidores, as duvidas foram sanadas e o projeto já foi encaminhado para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

“O próprio servidor pode escolher o período que ele quer de carência. Neste período de carência, solicitado pelo servidor, não haverá débito nenhum, mas haverá um saldo devedor que vai gerar juros e esses juros são diluídos no número de parcelas contratadas. Em alguns casos o prazo chega até 180 dias. Ou seja, o servidor pode fazer o cálculo e ver se ele quer fazer de 30, 60 a 180 dias”, explicou o superintendente do Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul, Sandro Grando.

Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel. (Foto: Paulo Francis)
Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel. (Foto: Paulo Francis)

O Banco do Brasil é responsável por mais de 50% dos consignados concedidos aos servidores do Estado.

“São mais de 70 mil servidores que detém um porcentual de Consignado e que nesse momento também vai ter a disposição a possibilidade de fazer uma renegociação”, comentou o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel.

De acordo com dados da Secretaria de Administração, em março no Estado eram 50.078 operações de consignados num total de R$ 29.373.274,78  dos servidores ativos e enquanto que nos inativos são 42.583 consignados um total de R$ 32.156.984,06.

A administração da folha de pagamento dos servidores públicos estaduais caberá à Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) ou outro órgão competente do Estado.

Com relação aos funcionários públicos municipais, a incumbência será do setor de Recursos Humanos das prefeituras. Esses órgãos deverão orientar os servidores e intermediar o diálogo deles com as instituições financeiras.

Nos siga no Google Notícias