ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Servidores em greve querem montar acampamento na frente da prefeitura

Antonio Marques | 12/04/2016 15:53
Servidores administrativos da educação querem acampar na frente da prefeitura para cobrar resposta do prefeito (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Servidores administrativos da educação querem acampar na frente da prefeitura para cobrar resposta do prefeito (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

A partir desta quarta-feira, dia 13, os servidores administrativos da educação, em greve desde o dia 31 de março, pretendem passar o dia acampados na frente do Paço Municipal. Até hoje, eles estavam fazendo manifestações diárias no local para pressionar o prefeito Alcides Bernal (PP) a aceitar as reivindicações da categoria.

Conforme o presidente do Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande), Marcos Tabosa, nesta terça-feira, 11, cerca de 350 pessoas estiveram concentradas em frente à Prefeitura da Capital, a partir das 10 horas. Permaneceram no local até as 12 horas, quando almoçaram no gramado e foram embora.

Por volta das 12 horas, segundo Tabosa, chegaram os servidores do nível superior, que são psicólogos, nutricionistas, contadores, economistas que atuam no serviço municipal para protestar contra a proposta do prefeito de escalonamento na reposição salarial. No entanto, a prefeitura ainda aguarda resposta do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) para reencaminhar projeto de reajustes dos servidores à Câmara Municipal.

Depois de ter sido contra a aprovação do projeto de lei que previa reposição salarial de 9,57% aos servidores municipais pelos vereadores, que perdeu o prazo limite determinado pela legislação eleitoral no último dia 5, Marcos Tabosa já fala em apoiar o novo projeto do prefeito com o mesmo índice. “Se o prefeito reenviar o reajuste para a Câmara aprovar, vamos trabalhar para aprová-lo até o dia 29 deste mês”, afirmou, porém questiona o fato de o índice ser escalonado para parte dos servidores.

Para Tabosa, o funcionalismo com nível superior é o mais prejudicado com a proposta do prefeito Alcides Bernal, que prevê 3,57% na folha de maio para pagamento em junho e 6%, na folha de dezembro para recebimento em janeiro de 2017. Essa transferência de responsabilidade no pagamento da maior parte do reajuste para o gestor, que vai assumir no ano que vem, está irritando os vereadores. Além do parcelamento ser rejeitado pelos servidores.

Os grevistas pedem bolsa alimentação de R$ 600, em lugar dos R$ 190 pagos atualmente e que o bônus pró-funcionário, que hoje acrescenta 40% no salário do servidor, aumente para 45%. Além do reajuste de 9,57% a ser encaminhado à Câmara novamente.

Conforme Tabosa, cerca de 60 escolas municipais de Campo Grande estão com problemas nos setores de limpeza e alimentação devido à greve dos servidores administrativos da educação, que já dura 13 dias (9 dias úteis). Ele garante que 700 servidores aderiram à greve.

O presidente do Sisem informou que nesta quarta-feira os servidores vão seguir a mesma estratégia realizada até hoje mas, depois de almoçarem no gramado, vão permanecerem acampados na frente da prefeitura até o final da tarde. “Nada impede os servidores posarem no local se assim decidirem amanhã”, revelou, acrescentando que está programado até show musical aos manifestantes.

Tabosa chegou a comentar que o prefeito teria proibido os manifestantes de usarem os banheiros e beberem água no Paço Municipal, o que foi negado pela assessoria de imprensa da prefeitura.

Nos siga no Google Notícias