ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Simone propõe audiência pública sobre aumento da tarifa aérea

Há questionamento em relação a cobrança de bagagem despachada

Kleber Clajus | 07/11/2017 21:17
Senadora definirá na próxima semana data da audiência pública (Foto: Roberto Castello)
Senadora definirá na próxima semana data da audiência pública (Foto: Roberto Castello)

Audiência pública, proposta pela senadora Simone Tebet (PMDB) na Comissão de Assuntos Econômicos, pretende discutir a existência de abuso nas tarifas do transporte aéreo depois que foi adotada a cobrança no despacho de bagagens. O evento, ainda sem data definida, deve reunir representantes das empresas e órgãos de fiscalização.

Em dezembro do ano passado, resolução da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) condicionou as companhias aéreas definir qual o valor cobrado pelas malas transportadas no porão das aeronaves. Somente a bagagem de mão, de até 10 kg, permanece gratuita.

“A justificativa da agência reguladora foi a de adequar o Brasil às normas internacionais e reduzir o valor das tarifas. Ao contrário houve um aumento disfarçado no valor das tarifas”, pontuou a senadora, que definirá na próxima semana a data da audiência.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicaram, no período de junho a setembro, aumento de 16,9% no preço das passagens, enquanto a Fundação Getúlio Vargas mediu acréscimo de 30% nos mesmos meses.

Supostas violações dos direitos do consumidor, conforme a senadora, estariam em análise pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Paraná. O órgão teria identificado que uma viagem de Curitiba a Brasília pode custar 60% a mais do que uma viagem a capital chilena, Santiago, que tem o dobro de distância a ser percorrida.

Nos siga no Google Notícias