A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

16/01/2013 12:02

Sob risco de despejo, presidente da Câmara critica silêncio de Bernal

Aline dos Santos e Paula Vitorino
Segundo Mário César, Câmara quer mudar data de julgamento. (Foto: Luciano Muta)Segundo Mário César, Câmara quer mudar data de julgamento. (Foto: Luciano Muta)

Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Mário César (PMDB), tenta desde a posse, em primeiro de janeiro, agendar reunião com o prefeito Alcides Bernal (PP). Na pauta, a prioridade é discutir a situação do imóvel onde funciona o Legislativo municipal. Os vereadores correm risco de ser despejados.

“Não consigo marcar reunião com o Bernal. Ele está com problemas para montar equipe dele, então, deve ser por isso, não consegue marcar audiência com a gente”, afirma. O presidente da Câmara foi hoje à Governadoria, onde a cúpula do PMDB aguarda visita do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), candidato à presidência da Câmara Federal.

No dia 29, deve ser concluído no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o julgamento da ação de despejo. Conforme Mário César, há tentativa para prorrogar a data do julgamento. Outra estratégia foi participar do processo, mas a Câmara não tem personalidade jurídica.

De três desembargadores, dois já votaram a favor da desocupação. Caso os votos sejam mantidos, os parlamentares terão prazo de 30 dias para deixarem o imóvel,que pertence a Haddad Engenheiros Associados. O aluguel da Câmara, em vigor desde 2000, já teve direito a vários capítulos na Justiça.

O valor mensal, que era de R$ 35 mil, foi considerado abusivo pelo MPE (Ministério Público Estadual) e em 2001 uma liminar reduziu o pagamento para R$ 15 mil. O contrato acabou em 2005 e desde então o aluguel não foi pago. A construtora recorreu e obteve aval para receber R$ 7 milhões pelos anos em que a Câmara não fez os depósitos pela locação. O argumento do poder público foi de que o contrato teve renovação automática.



ADOREI a sugestão da antiga Rodoviária vir ser a nova Câmara de Vereadores. A ideia é boa mesmo!! è mesmo ,até praça de alimentação ja tem. hahahaaa Mas falando sério,vamos encampar a idéia e colocar NAS REDES SOCIAIS. ASSIM QUER O POVO: CÂMARA DOS VEREADORES NA ANTIGA RODOVIARIA!!!
 
Ana Romero em 23/01/2013 12:43:27
A obrigação do pagamento de aluguel não é da prefeitura e sim dos donos da casa... Concordam????
 
Naiara Ajala Strello em 17/01/2013 13:46:48
Gente oe notorio que a camara só quer e esta dificultando as coisas para o novo prefeito ....se vcs acham que ele esta devagar demais ....tudo bem ...agora ficar criando conversas e jogando a culpa no novo governo ...isso é uma vergonha pra voces nobres vereadores ...se é que pode chamar voces de nobres. para com isso ...o povo os elegeu para que os represente e nao para que fiquem ai nessa picuinha com o novo governante... mexam-se....vamos trabalhar para o bem de campo grande ...chega de coisinhas pra cá e fofoquinhas pra lá...voces sao homens e mulheres adultos....ja sabem o que fazem ....que vergonha pra voces......lamentavel !!!
 
ROGERIO CARVALHO em 17/01/2013 09:04:37
Com certeza a Rodoviaria antiga seria uma otima opção, teria sala pra todos os vereadores e nem precisariam fazer um "puxadinho" e as sessões da Camara poderia ser no proprio Cine Center, ja que la tem varios filmes de sexo explicito, e a função dos vereadores eh exatamente essa: f... com a vida dos Campograndenses!!!!
 
Mauro jose em 17/01/2013 08:54:48
Problema que não é de hoje. Deveriam pegar toda essa verba que iria para o aumento de salário deles para pagar essa dívida logo e arranjar um novo local para a Câmara, de preferência um prédio próprio, evitando assim novas situações como essa. Coisa de gente despreparada e despreocupada; deixar a situação chegar á um ponto crítico como esse. Contrato vencido em 2005 e alegações de que esse se renovou de forma automática, mas e quem explica o porquê do aluguel não ter sido pago? Não estou satisfeita com o que Bernal vem fazendo em sua administração, mas acredito que esse problema caiu no colo dele e como novo prefeito, infelizmente terá que enfrentá-lo.
 
Luana Silva em 17/01/2013 08:48:11
NÃO ADIANTA FALAR NADA,"POLITICO É COMO O DITADO IGUAL MULHER DE MALANDRO,APANHA,APANHA E NUNCA TEM VERGONHA.ESTE DESPEJO FOI DE ONTEM PRA HOJE????NÃO....FOI DO MESMO PREFEITO QUE DEIXOU UM MONTE DE BOMBAS ARMADAS PARA O QUE ASSUMIU.. TIRA O AUMENTO ABSURDO E PAGUEM O ALUGUEL,COMO TODO MUNDO QUE GANHA SALARIO MINIMO FAZ,E QUASE NUNCA ATRASA.
 
ricardo terra lemos em 17/01/2013 08:39:13
Engraçado!!!! Esse povo da Câmara desde o começo do mandato está chingando o prefeito, agora estão reclamando de seu silêncio?????? Como assim????
 
Naiara Ajala Strello em 17/01/2013 08:34:51
olha estes vereadores poderiam fazer uma vaquinha entre eles e construir uma nova sede da camara municipal, eles ganham 15,000,00, tem vereador que nunca viu este valaor em dinheiro, arruma cada um 10.000,00 para construçao, quero ver se 290.000,00, ja nao alivia esta situaçao,ou cada um da 1.000,00 para o aluguel, vcs vao aparecer em nivel mundial na midia, vai ter cidade que vai querer segui este exemplo, de usar bem o nosso dinheiro , ai campograndenews, sai nas rua e pede a opiniao da populaçao, tem a rodoviaria velha vai ser otimo para o comerciante de la
 
celso hemnrique em 17/01/2013 08:34:09
Criticar o Bernal?? tem que criticar os prefeitos anteriores que ficaram anos no cargo e não resolveram os problemas de vocês. Tem que criticar os Presidentes anteriores da câmara que não resolveram... O Bernal entrou agora!
 
João Meth Atéo Talo em 17/01/2013 08:29:00
isso prova a imcopetencia do ex prefeito, porque não resolveu esse problema da câmara antes, por que é mais facil deixar pra outro resolver.
 
angelica rodrigues em 17/01/2013 08:21:56
Infelizmente a palavra "POLITICA" em muito breve será o sinônimo de tudo o que não presta, o que está parecendo é que os vereadores aprenderam fazer politica com "manobras, troca de favores e negociatas".Realmente o que está acontecendo é culpa do BERNAL,afinal foi ele que quando decidiu sair com a câmara do paço municipal pediu para um particular fazer um prédio e alugar para a prefeitura,foi ele que esteve os últimos anos à frente da câmara ou da prefeitura,vocês vereadores estão menosprezando o eleitor,o eleitor está mais bem informado.Façam politica visando melhorias para a população,afinal vocês estão ai pra isso,ou não?
 
Nilson franco de oliveira em 17/01/2013 08:19:36
COMO PODEMOS ACREDITAR QUE UM MUNICIPIO CENTENÁRIO, COM UMA CAMARA QUE POSSUI UMA RECEITA MILHONÁRIA AINDA NÃO CONSEGUIU ADQUIRIR UMA CASA PRÓPRIA, ISSO É UMA VERGONHA , E OQUE É QUE O PREFEITO TEM COM ISSO, O REPASSE COM CERTESA ESTA SENDO FEITO...ISSO É NOSSO BRASIL...

 
JADIR JOSÉ HAVEROTH em 17/01/2013 08:17:18
Depois de terem aumentado o salário já no fim do mandato e de terem prejudicado o prefeito, apenas por pura política e como sempre sem pensar na população, seria muito divertido assistir o despejo. Apesar que não vair mudar nada, cada povo tem o governo que merece.
 
Breno Mourao em 17/01/2013 08:10:02
Excelente a sugestão do leitor Thiago de Andrade!!! A antiga Rodoviária seria um bom local. Ótima oportunidade de revitalizar o ambiente... Se a Câmara é independente, se os ilustres vereadores conseguem aprovar um aumento de mais de 60% para si próprios, não são capazes de resolver a situação? Deveriam é fazer uma visita aos postos de saúde e hospitais para entenderem de uma vez o que é problema!!! E avaliar de perto o que passam os seus eleitores!
 
Silvana Marchewicz em 17/01/2013 08:08:08
Esses legisladores de suas próprias causas pensam que somos idiotas. Porquê não perturbaram o prefeito anterior? Agora, tudo é o Bernal. Como se fosse ele o culpado pela má administração desses últimos dezesseis anos. Concordo com os comentários anteriores: se cada um doar mil reais, ainda saem como heróis.
 
EZEQUIEL CLEMENTE DE FREITAS em 17/01/2013 07:58:08
Ótima oportunidade para usar os 62% de aumento salarial dos vereadores, R$1.000,00 de cada paga e ainda sobre o valor do aluguel mensal. Isso eles não querem né, jogar a culpa no prefeito é mais fácil.
 
André Serra em 17/01/2013 06:41:05
ONDE ESTA A ATITUDE DO PREFEITO, ALIAS CADÊ O PREFEITO, DESDE QUE ESTE BERNAL ASSUMIOU NÃO SE VÊ MAIS NADA PRA CAPITAL. ... kkkkkkkkkk
 
ELY MONTEIRO em 17/01/2013 06:22:47
Uai!!! agora ficam falando sobre o Bernal...pq quando foi aumentar os proprios salarios não perguntaram para o Bernal o que ele axava??? gostei da ideia cada um dos nobres vereadores dar mil reais do proprio salario para pagar o aluguel....
 
Marcell Marcio Micheletti em 17/01/2013 00:29:55
É verdade, esta direção da camara, anterior e atual deixou o circo pega fogo e agora quer que a pmcg de um jeito. Vão para o predio da rodoviária velho, com uma reforminha fica dez, ou o predio da belas artes no cabreuva.
 
Luis Henrique em 17/01/2013 00:09:47
Deixa que o atual presidente da casa descasca esse abacaxi e vai para a antiga rodoviária que é bem maior para caber todos os representantes eleitos pela população.
 
moacir torres em 16/01/2013 23:37:04
Tiveram tempo e muita disposição para aumentar o número de vereadores e seus proprios salários. Seria uma lição que serviria nacionalmente se esses vereadores fossem despejados porque nossos legisladores adoram criar leis que dificultam a vida de todos os cidadãos, quando eles mesmos não cumprem....
 
Eduardo Souza em 16/01/2013 23:27:50
Concordo com o senhor Wilson Soares, cara sábio em suas palavras! Eles votaram o aumento do próprio salário sem o aval da população que é quem os paga e agora estam chorando ao prefeito sobre os débitos da câmara? Que hipocrisia, se o prefeito for um homem do povo ele deveria dizer ao presidente da câmara para se virarem. Que um local de luxo, salário de Phd e deixar contas para o povo, toma vergonha na cara senhor Mário César. Só com o aumento dos vereadores seriam 32 médicos a mais nos postos de saúde ou uma âmbulancia a cada 2 meses, os vereadores deveriam ter um mínimo de vergonha e pagar a reforma da antiga rodoviária ou a do cabreúva para ser sua sede!
 
Alexandre de Souza em 16/01/2013 22:59:14
O problema é do Chefe do Executivo. Ele tem que resolver.... Se não quisesse problemas não assumisse a prefeitura... Bernal... sai da toca e RESOLVE.....
 
Ricardo Hollambra em 16/01/2013 22:21:12
Para com esta conversa fiada nobre vereador, a Câmara tem o repasse do duodécimo é só usar, cadê o dinheiro depositado em juízo para quitar as dívidas com a Empresa?
 
Roberto Domingos em 16/01/2013 22:07:18
Que eu saiba o Bernal não manda no poder Legislativo, este tem verba própria, repassada todo mês pelo Executivo, porque ficaram devendo? E o que o prefeito tem a ver com falta de capacidade administrativa dessa camara? Vão andar de onibus, estacionar no centro pagando taxa, visitar os bairros, façam alguma coisa para que agente acredite ainda em vocês.
 
luiz alves em 16/01/2013 21:42:25
POR QUE NÃO USAM A RODOVIÁRIA VELHA PARA SE ACOMODAR , FICARIAM MAIS PERTO DA POPULAÇÃO BEM NO CENTRO DA CIDADE, JÁ QUE NÃO SABEM O QUE FAZER COM O PREDIO, !!!!
 
ANA PAULA OLIVEIRA em 16/01/2013 21:37:11
SENHORES VEREADORES, PORQUE NAO PAGARAM O ALUGUEL AO INVES DE REAJUSTAR OS SALARIOS? TRABALHEM NA RUA SE FOR NECESSARIO.
 
eduardo souza em 16/01/2013 18:57:27
Presidente Mario Cesar, pq nao fizeste algo qdo o teu queridao e do teu partido estava no poder? e antes que eu esqueça: achei ridicula a tua entrevista de hoje pela manhã no tribuna livre da radio capital, sem teor e sem nexo. na proxima vá mais preparado.
 
Pedro R Correa em 16/01/2013 18:50:28
Este problema não é de hoje, faz muito tempo que assistimos esta novela, pq agora estão com pressa?
 
Rosana Isabel padilha em 16/01/2013 18:43:28
O PMDB ficou 16 anos no poder. Pergunta: Por que não resolveram construir um local para a CAMARA? Por que não pagaram o aluguel? Por que o Bernal tem agora de resolver 17dias de governo?
 
ANTONIO LINO em 16/01/2013 18:20:10
Srs. vereadores, os Srs. não tem desconfiômetro? Salário de 9mil passar para mais de 15mil, uma diferença de no mínimo de 6mil por vereador . Multiplicando 21 vereadores X 6mil dá um total de R$ 174.000,00. Olha, vêm se poupem a sociedade desse vexame! Não somente dá para pagar um outro aluguel como fazer um projeto para construir local definitivo na cidade.Está passando da hora da OAB/MS - MPE - investigar melhor a farra desse aumento salarial. Dinheiro da sociedade mau aplicado.
 
João Alves de Souza em 16/01/2013 18:17:24
Tiveram oito anos pra resolver isso.E agora vão correr pra saia do Bernal.Ganham bem pra trabalhar e porque não fizeram uma cãmara antes de mudar lá da prefeitura?è dinheiro público mesmo né ,por isso faltou seriedade na hora mudar a cãmara.è por isso que o iptu de Campo Grande é tão alto.E ainda enfiaram o aumento de salário guela abaixo do campograndense ,que vergonha.Pra que serve vereador mesmo???
 
Marcia França em 16/01/2013 18:16:34
Os nobres vereadores dessa capital trabalhariam com muito mais afinco se a câmara fosse na antiga rodoviária, lugar bonito, bem freqüentado com ampla praça de alimentação contando também com um ótimo entorno, super familiar. Fica a sugestão.
 
Thiago de Andrade em 16/01/2013 18:07:16
ai bernal vai uma dica a prefeitura tem muitos terrenos abandonados e so contrui uma camara nos bairros e o que mais tem terrenos da prefeitura entao e fazer uma para nao paga mais aluguel o presidente que cobra uma coisa que do antigo prefeito sera que se o giroto tivesse ganhado seria assim? essa cobrança
 
erick silva em 16/01/2013 18:04:07
O presidente da câmara agora tá preocupado com o despejo, tiveram tanto tempo pra resolver esse problema....Espero que nossos vereadores não nos envergonhe com posturas semelhantes a desse novo presidente
 
Jair Lima em 16/01/2013 18:00:45
esse dinheiro que deve de aluguel o bernal tinha que investir na saude e nao paga aluguel atrassado dos antigos prefeitos ai bernal coloca a camara na rodoviaria antiga se os vereadores quiseren um lugar melhor eles pagam um predio pq ve a situaçao da cidade eles nao querem mais fica bem acomodado eles querem,e tb pq o presidente da camara nao procurou o senhor nelson trad para pagar
 
erick silva em 16/01/2013 17:57:18
PARABÉNS A TODOS QUE FIZERAM SEUS COMENTARIOS , SEM DUVIDA ESSA É UMA CAMARA DE VEREADORES CARA DE PAU , CHEGA DE FALAR NO BERNAL, MUDEM PARA UM ESPAÇO MINICIPAL SEM ERAR O DINHEIRO PUBLICO, QUE VERGONHA NÃO TRABALHAM E AINDA REAJUSTAM SEUS VENCIMENTOS, LEVANTEM A REGIAO GLÚTEA DO BANCO E AJUDEM O PREFEITO ELEITO PELO POVO, ESTE QUE É REALMETE SEU CHEFE!!
CUMPRAM SEUS DEVERES COM A SOCIEDADE E CHEGA DE LERO LERO É HORA DE TRABALHAR.O ANO COMEÇOU E NÃO VEJO VCS NAS RUAS , NOS BAIRROS, ESTÃO COM CALOR...
 
joao camargo em 16/01/2013 17:54:26
Tira o pé do chão PMDB, resolve o problema, voces não queria tanto a presidencia da camara municipal, agora ficam chorando as pitangas pra resolver o problema que vcs msm arrumaram!!! e o Bernal? não tem nada com isso tanto que o executivo repassa verba pra camara resolver os seus problemas!! agora vem com essa do prefeito ñ dar atenção pra vcs!!! vai puxar enxada e arrumar din din pra pagar a conta!! kkkk
 
Silas Nunes em 16/01/2013 17:27:43
Com o reajuste dos salarios dos vereadores da para eles pagarem um lugar para trabalharem, pare de ficarem pertubando o prefeito
 
claudemar pereira em 16/01/2013 16:36:34
Concordo com o Ciro Ferreira, 1.000,00 não é nada, comparando com o aumento de 62%, isso é uma vergonha.
 
Orivelto M Dutka em 16/01/2013 16:35:58
POR QUE NÃO FAZ ESSA CAMARA DOS VEREADORES ALI NO ESPAÇO DE BELA ARTE ( AONDE SERIA A RODOVIARIA) NO CABREUVA.
 
leil calves em 16/01/2013 16:30:28
Essa polemica sobre o despejo da câmara de vereadores pode até ser boa, pois assim quem sabe os vereadores vão para ruas verificar o que a população deseja de verdade. Como exemplo em vez de terem aumentado o próprio "salário" terem destinado o dinheiro para a compra da sede própria. Ou quem sabe terem destinado esse dinheiro para a melhoria das unidades básicas de saúde que estão em péssimo estado. Vão trabalhar!
 
Mário Rosa em 16/01/2013 15:34:32
to com medo mas to confiante, o Bernal vai deslanchar, agora os vereadores já tinham que ter saido do imovel né? a briga não começou agora, eles ficam esperando a justiça dizer "tudo bem, vai, é vereador deixa eles ficarem de graça no imovel" mas não é assim que funciona, se quem jugasse fosse o Prefeito, eles ficariam lá de graça e coitado dos donos do imovel.
 
MAXIMILIANO NAHAS em 16/01/2013 15:06:25
Olha só, os vereadores poderia aparecer bem na fita, era somente cada um liberar R$1.000,00 (mil reais), daria R$ 29 mil e pagar um aluguel. A população bateria palmas para uma atitude dessa. Cadê a verba idenizatória?
 
ciro ferreira em 16/01/2013 14:31:01
Tudo é o Bernal!! Deixa o homem em paz,deixa ele governar.
 
Ana Costa em 16/01/2013 14:04:48
COM O SALÁRIO QUE AUMENTARAM LEGISLANDO EM BENEFICIO PRÓPRIO, DARIA MUITO BEM PARA FAZEREM UMA VAQUINHA E PAGAR ESSA CONTA, QUE POR JUSTIÇA, NÃO DEVERIA SER PAGA POR NÓS.
 
Wilson Soares em 16/01/2013 13:30:24
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions