A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

07/01/2013 14:39

Mário César diz que Bernal tenta jogar “Câmara contra a sociedade”

Carlos Martins
Mário César (PMDB) diz que prefeito quer jogar população contra a Câmara de Vereadores (Fotos: Luciano Muta)Mário César (PMDB) diz que prefeito quer jogar população contra a Câmara de Vereadores (Fotos: Luciano Muta)

O presidente da Câmara de Vereadores, Mário César (PMDB, disse hoje, em entrevista ao Campo Grande News, que o prefeito Alcides Bernal (PP) está tentando “jogar a Câmara contra a sociedade”, quando diz que sua administração está sendo engessada pelas ações do Legislativo. Durante a posse da vereadora Thais Helena, do PT, na pasta da Secretaria de Ação Social, Bernal disse que as medidas engessaram e transformaram sua administração “em refém”.

Uma das reclamações de Bernal é quanto à redução do percentual de suplementação, de 30% para 5% para a abertura de créditos adicionais a serem utilizados pela Executivo sem necessidade de aprovação por parte da Câmara. “Suplementação é algo que vem a mais. Quando ele [Bernal] fala que a Câmara, ao baixar de 30% para 5% vai fazer com que não atenda seu mandato, não é verdade”, reagiu o presidente.

Ele enfatizou que o orçamento votado é de R$ 2,798 bilhões, mais 5% de suplementação, o que corresponde a mais R$ 139 milhões, perfazendo quase R$ 3 bilhões. “Ele não vai gastar R$ 3 bilhões em dois meses. Se houver suplementação, é no final do ano. Até porque, de três em três meses ele deve ir à Câmara para fazer a prestação de contas, e ao fazer isso, se mostrar que precisa de mais recursos, além dos 5%, é claro que será dado”, disse Mário César.

“Esse discurso de que a Câmara o engessou, não é verdadeiro. Ele já tem o orçamento de R$ 3 bilhões para trabalhar e nem gastou e está achando que não vai ter recursos. As pessoas que não entendem acham que isso é maldade da Câmara, e não é verdade. Quando nós fizemos isso, é porque já estava se desenhando uma linha de não comunicação, que ele não queria realmente um relacionamento com a Câmara”.

Mário César aproveitou para dizer que até agora, desde que assumiu a presidência no dia 1ª, ainda não foi recebido pelo prefeito para conversar. “Já enviei ofício, e ainda hoje estou novamente mandando ofício. Não é o Mário César que precisa conversar com o prefeito. Vou junto com a Mesa Diretora. É a instituição, o Poder Legislativo, que precisa falar com o Executivo”, disparou.

Falando ainda sob as reclamações de Bernal, o presidente do Legislativo disse que o prefeito deixou a critério do Legislativo as discussões sobre o projeto do IPTU e também sobre o reajuste do salário do prefeito. “A Comissão de Orçamento e Finanças esteve com ele para discutir IPTU, orçamento e o aumento do salário dele. Sobre o IPTU e o aumento do salário, ele disse: não vou me posicionar, façam o que vocês acharem melhor”.

Quanto ao orçamento, Mário César disse “que o prefeito queria todo o orçamento para ele, sem nenhuma emenda parlamentar e ainda que fosse mantido os 30%”. “Nos oito anos em que André Puccinelli foi prefeito e também nos oito anos que Nelsinho Trad comandou a prefeitura, eles vinham à Câmara e discutiam o orçamento. E o Bernal sabe disso, porque quando eu fui presidente, nos dois primeiros anos quando fomos vereadores juntos, eu o levava ao prefeito para discutir suas emendas”, revelou. Segundo, César, por consenso, os vereadores decidiram incluir três emendas por parlamentar.

Presidente da Câmara Mário César (PMDB)Presidente da Câmara Mário César (PMDB)

O projeto do IPTU do então prefeito Nelsinho Trad, que previa um aumento de 5,31% para os terrenos, recebeu uma emenda da Câmara congelando o aumento. Quanto ao reajuste do salário, Mário Cesário disse que o reajuste é normal e ocorre anualmente em todos os poderes.
Apesar das divergências, o presidente da Câmara busca um entendimento. “Queremos um relacionamento muito bom. Campo Grande não pode parar, e a Câmara é vitrine, porque representa partidos, entidades de classe. Queremos ajudar o prefeito a fazer uma boa administração”, diz Mário César. Ele lembra que assim que acabou a disputa pela Mesa Diretora (com a vereadora Rose Modesto, do PSDB), todos os 29 vereadores estão unidos em prol do Legislativo. “Esse mesmo espírito queremos levar para o prefeito. Vamos fazer uma administração participativa”,

Sessões itinerantes – Nesta gestão que inicia agora frente à Câmara, Mário César pretende aproximar ainda mais a Câmara da população. “Queremos melhorar a comunicação com a sociedade. Divulgar melhor o que estamos fazendo, fazer com que a informação chegue lá na ponta”, afirmou, destacando que a imprensa será fundamental. “A imprensa é o melhor meio de comunicação para divulgar o que estamos fazendo”, destacou.

A realização de sessões itinerantes, pelo menos duas vezes por mês, é a outra ação que será colocada em prática de maneira sistemática em 2013. Nos últimos quatro anos, a Câmara realizou, no total, 28 sessões: 13 itinerantes e 15 comunitárias. “Vamos aos bairros, realizar sessões nas associações de moradores, nas sedes das entidades e segmentos de classe. A meta é estreitar o relacionamento com todos os segmentos”, concluiu o presidente da Câmara.



Minha gente hoje é o oitavo dia do ano e vocês já estão criticando o nosso prefeito, e a camará de vereadores, eu acho pouco tempo pra analisarmos o trabalho do nosso prefeito e dos nossos vereadores.
Eu votei no Alcides Bernal por suas propostas de trabalho e acredito muito que ele ira realizar suas propostas apresentada...
Vamos dar tempo ao tempo para depois analisarmos.
 
Gilson Batista de Souza em 08/01/2013 09:57:16
É Zuza! não se esqueça que o povo não se lembra de nada nas eleições, prova disto é o Zeca na câmara, Genuíno e muitos outros que vira e mexe, sempre estão, e por incrivel q pareça, o desenvolvimento de nossa cidade, estado e país para e são sugados com os desvios e as mazelas desses individuos.
 
Waldir Lopes em 08/01/2013 09:37:59
Felizmente, o povo que impôs mudanças partidárias à governança da nossa capital, está rigorosamente antenada às últimas velhacarias da Câmara Municipal.
Não é necessário ser entendido em maquiavelismo para percebermos as más intenções desses vereadores e seus mandantes, unidos feito hordas, para prejudicar a administração do pefeito.
A população está preocupada e atenta a esse processo de sabotagem. E a finalidade de tudo isso é, simplesmente, inviabilizar o governo do administrador municipal com um único motivo: recuperar prestígio para as eleições de 2014. E nós, os munícipes, como ficamos neste jogo rasteiro de interesses? Certamente, vamos baní-los nas próximas eleições...
 
Pablo Ramenzzoni em 08/01/2013 09:28:35
Ora, ora...

Façam-me o favor, senhores vereadores de Campo Grande...!!
 
Aldo Oliveira em 08/01/2013 09:11:27
É agora ele quer conversar com o Bernal, mas antes fez o jogo dos derrotados, o que ele quer é que o Bernal de apoio na questão do prédio da Câmera que o Ex-prefeito e o Ex-presidente da Câmera por incompetência não resolveram e por cima ainda deram calote, pois o normal seria terem efetuado deposito judicial do valor do aluguel determinado pela justiça. Porque não o fizeram?
 
Joao Bauer em 08/01/2013 09:01:14
os vereadores foram eleitos para representar o Povo, o povo decidiu certo ou errado pela mudança, vocês precisam aceitar essa realidade, não levar a cidade ao buraco !!
você conhece o Mario ???
 
Stella medeiros em 08/01/2013 08:40:49
Eu já disse, "Um vereador serve prar que? E 29 então?" Senhor Mario Cesar você foi eleito vereador pelo povo, então vai trabalhar para o povo, Escala um vereador pra percorrer os postos de saúde da cidade nos finais de semana e cobrar um atendimento digno para a sociedade, seja o senhor o primeiro neste próximo fim de semana, sai do gabinete (colo do Andrezão), estarei na UPA CEL ANTONINO te esperando no próximo sábado. VOCÊS CUSTAM CARO, VAMOS TRABALHAR VEREADOR!!!!
 
José da Silva em 08/01/2013 08:18:46
Todo povo tem o governo que merece! Isto aconteceu tambem há 10 anos atrás, no âmbito da presidência da República, e o resultado está aí para todo mundo ver. Toma, brasileiro burro, leigo e ignorante que não sabe votar.

Gestão Bernal: 4 anos de atraso para Campo Grande. Isto é, se ele conseguir cumprir o mandato!!!
 
Eduardo Coimbra em 08/01/2013 08:15:33
é sr. presidente mari cesar o povo esta e olho em todos vocês vereadores, acho que vocês querem que o prefeito fique ai bajulando vocês ele esta na prefeitura para trabalhar e não ficar de papiho furado com a camara na hora de pedir voto vocês se faziam de cordeirinho mas agora to vendo que vocês na verdade são mesmo é todos lobos. os evangelicos estão de olho na atuação dos representantes evangelicos ai na camara cuidado com as atitudes fica a dica.
 
josé roberto em 08/01/2013 07:03:50
Bom dia,
o que tenho visto é uma Câmara legislativa fazendo birrinha de criança que não gosta da outra, e queria o brinquedo dela e não conseguiu, agora fica fazendo biquinho.Mario Cesar esta fazendo o jogo de outros, e que esta muita na cara, devia ter personalidade e agir por convicções, pelo que acredita, pois eu sei que ele tem capacidade.Pena que esta sendo manipulado.Deveria centrar em ajudar o Prefeito eleito pelo povo que queria mudança, não é o caso de candidatos que ganham pela compra de votos, Bernal chegou pela vontade popular, então a Câmara deveria apoia-lo e ajuda-lo a Governar com projetos coerentes e de acordo com o nosso município .
 
Delmario Guimaraes de Araujo em 08/01/2013 06:58:50
Os vereadores de Campo Grande não precisam do Bernal para angariar a antipatia da sociedade, eles estão conseguindo isso sozinhos, e estão fazendo isso muito bem... Tem muito eleitor com vergonha de ter votado em vocês...
 
Carlos Santos em 08/01/2013 05:02:07
Anotem o q eu vou falar.

Bernal não termina o mandato.
 
Moisés Santos em 07/01/2013 22:57:08
Senhores vereadores eu tenho vergonha de suas atitudes! vocês só pensam em interesses próprios! no bem estar de vocês! Tantas coisas precisam ser feita em nossa Capital, na saúde, no lazer, na segurança, no saneamento, na educação, etc. Mas vocês ficam disputando o poder, enquanto a população sofre!!!!!! Agora aparece, acredito eu, um Prefeito que está disposto a ajudar a população de ver está Capital melhorar o que vocês estão fazendo simplesmente boicotagem. Trabalhem por nos! porque nos trabalhamos por vocês!
Mostrem para nós e pro BRASIL que vocês fizeram a diferença na maneira de governar! E digo que serão aplaudidos por toda a população! SEJAM POLÍTICOS DIFERENTES!
 
otavio moreira em 07/01/2013 22:27:13
Eu vou fazer um comentário sobre a relação do Executivo com o Legislativo. Eu vejo, que o Executivo, conhece as ações do Legislativo, porque já foi Vereador, embora por uma gestão, mas está querendo ser mais, ou seja, está se impondo, e as coisas não são assim. Os poderes tem as suas finalidades e ações, e por mais que o Sr. Prefeito, não queira, ele só poderá administrar a contento, com o aval do Legislativo. Por que isso, agora? Qualquer plano de governo, tem que passar pela Câmara de Vereadores. Ele administrará uma cidade, para MS, de grande porte, portanto, tem que fazer mais e falar menos. Até agora, com 7 dias de governo, várias Secretarias estão a mercê, sem chefia, o que é isso?
 
Iza Gonçales Machado em 07/01/2013 22:25:41
brincadeira acharem que a populacao e burra ,tem certos vereadores que so estao ai porque compraram os eleitores,mas na proxima eleiçao o dinheiro acabou,abaixam estes seus rabinhos e tratam de abanar para outro lado bandinho do goverador,,,,,,,
 
carlos helmich em 07/01/2013 21:57:36
Relação tumultuada???? todos concordaram com o aumento abusivo dos salários dos vereadores e do prefeito, coisa besta de 60%, hipocrisia, e conversa demais, e ação de menos, sempre assim............
 
Ramon Neto em 07/01/2013 21:53:38
O Bernal está coberto de razão, estamos acompanhando tudo, não somos bobos que podem enganar com algumas palavras e a atitude não tem nada a ver. esse vereador Mário César se depender de meu voto, não ganha mais para nada.
 
Luana Silva em 07/01/2013 21:49:41
O POVO VAI PAGAR POR NÃO SABER VOTAR, QUEM MANDA E DIZ O QUE VAI ACONTECER É A CÂMARA E O DR ANDRE, O BERNAL É VOTO VENCIDO POR QUATRO ANOS PELO MENOS EU TENHO A CONCIENCIA TRANQUILA POIS SEI VOTAR, QUEM NÃO SABE ARQUE COM AS CONSEQUÊNCIAS, SEUS BURROS.
 
mauro nelson em 07/01/2013 21:33:01
O prefeito foi eleito pelo povo...... o presidente do legislativo foi eleito pelo PMDB.. rejeitado nas UNAS.... O que o " PRESIDENTE" esta falando........
 
Robson Coelho Dias em 07/01/2013 21:30:07
Quem tem o poder de dar aumento para o próprio salario de mais de 60%? Pode ser legal, mas não é moral! O senhor é que está se colocando contra a sociedade!
 
jean silva em 07/01/2013 21:28:31
mal entrou p presidencia da câmara e já esta criando problemas com o prefeito, Sr.Mario Cesar para o bem da população é preciso haver companheirismo entre o Sr. os vereadores e principalmente com o Prefeito...sem harmonia não há progresso e isto já deveria saber!
 
Aline Moura em 07/01/2013 20:29:39
Acho bom você mostrar serviço Mario Cesar, mostrar que não joguei meu voto fora, pois até agora, a única pessoa que esta na rua mostrando que quer fazer algo é o Bernal, não foi ele quem aumentou o póprio salário, diminuio os créditos e muito menos deixou essa cidade um lixo......
 
José Rocha em 07/01/2013 20:21:19
É uma pena que vcs que estão se colocando no meio desta situação, não conseguem enxergar ou simplesmente estiveram e estão ao lado do novo prefeito e começam a dizer que os vereadores estão se colocando contra a população....vcs se enganam, principalmente em dizer que o Vereador Mario Cesar não se elege mais, ele é um dos mais dedicados as necessidades da população. Agora me digam uma coisa, desde que o novo prefeito assumiu, quantas vezes voltou ao seu bairro, quantas vezes mandou sua assessoria ver o que estava acontecendo......comecem a enxergar.......
 
georges ortiz em 07/01/2013 19:32:14
- Falem sério senhores vereadores; afinal, os senhores sabem ou não qual a sua função na câmara? Sr. Mário César sugiro que o senhor estude com carinho as atribuições de sua função, afinal uma delas é fiscalizar o executivo, posto que vocês são o legislativo; todavia meu amigo, há que se ter o minimo de direcionamento para estas coisas. Veja bem, os senhores nem bem vestiram a camisa e já partiram pra uma celeuma? Como disse um amigo aí antes de mim; 29 de vocês já sobra para a "grandiosidade" do serviço que desempenham. Agora lembrem-se: ''OUTRAS ELEIÇÕES VIRÃO''... e os senhores como nossos legítimos representantes deixem de querer ser estrelas e 'TRABALHEM'... é isso que nós cidadão esperamos dos senhores. Tenho dito, e desculpe a rispidez.
 
Zuza Ratier em 07/01/2013 19:27:01
A presidência da câmara, antes do aumento do número de vereadores, disse que não teria aumento de despesa/orçamento. Temos de trabalhar para encher o bolso de mais oito vereadores, mais novas secretarias, mais espaço, água, energia elétrica, cadeiras, computadores.....e um bando de gente batendo cabeça dentro e fora do recinto. Contribuintes, podem começar a trabalhar mais, essa é a única verdade “VAMOS PAGAR POR TUDO ISSO”
 
Marco Cortez em 07/01/2013 19:13:59
Todo mundo sabe vereador que voce e outros estão trabalhando para atrapalhar a administração do Bernal pois voce são mandados pelo governador mais nao esquece de quem colocou o voce ai foi a população e podemos dar o troco a voce na nas proximas eleições trabalhe e para de palhaçada pois voce e empregado do povo e não o povo e seu empregado.
 
Carlos Henrique em 07/01/2013 19:02:54
Daqui 4 anos voceis terao o que merece. So lamento a decadencia de um por um desses vereadores,
 
Paulo Silva em 07/01/2013 19:02:13
Entao seu Mario Cezar, agora voceis se fazem de vitimas, pode ter certeza disso daqui 4 anos o nome de voceis serao bem lembrado por mim e minha familia e amigos e parente, o senhor nao vai ganhar nem para presidente de bairro. Aqui se faz aqui se paga. Me parece que ainda nao aprenderam a licao.. af
 
Paulo Silva em 07/01/2013 18:57:38
ABSURDO, esta situação do aluguel atrazado veja o valor(R$11milhões)do prédio da camara de vereadores que esta pra ser julgado, o dinheiro do contribuinte virou farra, enquanto familias precisando de socorro, escolas precisando de professores, postos precisando de enfermeiras, enfim, fora o custo de manutenção desta casa, salários altissimos que não condizem com a responsabilidade e nem carga horaria de trabalho, ainda temos que aturar vereador fazendo politica de poder; VAI TRABALHAR E AJUDAR NO QUE FOR NECESSÁRIO, o que for de errado é só mostrar pra população , pois quem pois no poder, também pode tirar. ABSURDO;
 
Ado Filho em 07/01/2013 18:50:24
Quem? Mário César é vereadror? Nunca ouvi falar...
 
Felicio da Silva Ludgero em 07/01/2013 18:11:28
vamos trabalhar gente vocês estão aí por decisão do povo vamos ajudar o prefeito por favor CHEGA DESSE JOGUINHOOOO,POR FAVORRRRRRR
 
Elisangela da costa lemes em 07/01/2013 17:59:27
Está faltando maturidade para nossos politicos. Consenso é a palavra que não aprenderam na escola, dai imaginem só como será para população os proximos anos.
 
Eunice Cortez em 07/01/2013 17:35:13
O vereador Mario Cesar é um que nunca mais se elege! o povo tem acesso a tudo agora...não é o Bernal que tá colocando o povo contra a câmara, eles é que estão se colocando contra a população.
 
TELMA DA SILVA em 07/01/2013 16:26:33
Ta certo foi o Bernal que aumentou o salário de vocês pra mais de R$ 15.000,00 reais.
Na minha opinião meia duzia de vocês já seria o suficiente para campo grande.
 
Ricardo Alves em 07/01/2013 16:14:41
Senhores Vereadores fizeram um projeto para tirar o poder do Prefeito, moral da história não é para ele trabalhar mesmo. E ainda acham ruim por ele reclamar da situação? Sr. Presidente procure ajudar o Prefeito, a câmara esta ahi é para isto. o povo elegeu para trabalharem para o bem da sociedade., e não para ficar nestas picuinhas.
 
José Ferreira Rosa em 07/01/2013 16:12:01
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions