ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Soraya Thronicke deve assumir presidência do União Brasil em MS

Senadora é nome indicado no Estado pelo futuro presidente da sigla no país, deputado federal Luciano Bivar

Gabriela Couto | 30/09/2021 12:14
Senadora Soraya Thronicke (PSL) é nome exigido pelo futuro presidente da União Brasil, Luciano Bivar, para comandar sigla no Estado. (Foto: Assessoria de Imprensa)
Senadora Soraya Thronicke (PSL) é nome exigido pelo futuro presidente da União Brasil, Luciano Bivar, para comandar sigla no Estado. (Foto: Assessoria de Imprensa)

A nova sigla União Brasil, fusão entre o PSL e DEM, será lançada na próxima quarta-feira (06). Com a união entre as legendas, Mato Grosso do Sul passará a ter a senadora Soraya Thronicke (PSL) como presidente do partido no Estado.

Esta é uma exigência do futuro presidente nacional da União Brasil e atual presidente do PSL, deputado federal Luciano Bivar. O presidente nacional do DEM, ACM Neto será o secretário do partido e o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) deve ser o escolhido como candidato a presidente do grupo. Deixando assim, o futuro do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM) incerto neste cenário.

A conversa esta avançada para lançar a deputada federal Rose Modesto (PSDB) como candidata a governadora no Estado nas Eleições 2022. Mas ela voltou a dizer que “não vai decidir sobre esse assunto agora”. Ela aguarda a janela partidária marcada para abril do ano que vem.

Já Soraya Thonicke está otimista com a fusão entre as legendas. “A ideia é fortalecer os partidos como uma representação de centro-direita, que defenda pautas de interesse comum das siglas, principalmente, na área econômica, que é a mais delicada e essencial para o crescimento do Brasil neste momento. Na minha opinião, essa possível fusão é vantajosa para ambos justamente por buscar a consolidação das legendas pela aprovação de pautas realmente fundamentais para resgatar o País de crises”, pontuou ela, que é atual presidente regional do PSL.

O atual presidente do DEM no Estado, José Braz, afirma que se a fusão ocorrer, deve deixar o partido. “Porque não tem nada a ver. A própria ministra da Agricultura Tereza Cristina, está alinhada ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e não vai ficar. Muita gente que está no DEM vai sair e deve migrar para outros partidos. Temos que aguardar os acontecimentos”, pontuou.

Incertezas – Os deputados federais e estaduais das duas legendas estão totalmente perdidos e aguardando orientação dos diretórios nacionais. Quem segue a linha bolsonarista, como deputados federais Luiz Ovando (PSL) e Loester Trutis (PSL), além do deputado estadual Renan Contar (PSL), devem deixar o União Brasil.

Os democratas deputados estaduais Zé Teixeira e José Carlos Barbosa, disseram que vão aguardar os próximos passos do partido. O DEM estadual já encontra-se dividido entre a ministra da Agricultura Tereza Cristina e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. Até mesmo o diretório está com mandato tampão por falta de acordo para definir presidente.

Nos siga no Google Notícias